Eles reestruturam 4,8 milhões de créditos Infonavit

A Infonavit reestruturou 4,8 milhões de empréstimos; 457 mil ficaram em zero.

Reestruturação massiva de crédito

Octavio Romero Oropeza, diretor do Infonavit, informou que mais de 4,8 milhões de empréstimos considerados impagáveis foram reestruturados na atual gestão. O objetivo: corrigir esquemas que fizeram crescer as dívidas apesar dos pagamentos.

Desse total, 457 mil créditos permaneceram com saldo zero. Seus proprietários não terão mais que pagar. Os 4,4 milhões restantes foram reestruturados com reduções de saldo, taxas mais baixas e pagamentos mensais fixos. A arrecadação do Instituto melhorou: um conjunto de 650 mil créditos passou de 215 milhões de pesos mensais para 318 milhões.

“As pessoas pagam, desde que tenham condições de pagamento justas”, disse ele.

Avanços em habitação

Na melhoria habitacional foram concedidos quase 150 mil créditos em 2026, superando a meta de 132 mil. No Programa Moradia para o Bem-estar, até 14 de junho, há 460 mil casas contratadas, 191 mil em construção. A meta de seis anos é de 1,2 milhão de casas.

RelacionadoGoverno vai regularizar 933 mil moradias no México para garantir direitos

Romero destacou que já foram locadas 23.281 casas em 21 estados. 90% dos beneficiários ganham entre um e dois salários mínimos. Três em cada quatro casas foram compradas por pessoas com menos de 40 anos. Mais de 25 exigências foram eliminadas e o bureau de crédito não condiciona mais o financiamento.

Rodrigo Chávez, da Conavi, relata obras e melhorias em diversas entidades. O membro executivo do Fovissste, Jabnely Maldonado, reportou avanços de 40% na reestruturação dos créditos aos trabalhadores do Estado. Desde 1º de julho, está em funcionamento um novo extrato de conta simplificado. Anunciou também a terceira etapa de conversão dos créditos UMA em pesos.

Claudia Sheinbaum garantiu que o programa avança: já são 274 mil casas em construção, 604 mil contratadas e mais de 24 mil entregues. Destacou que a reestruturação de mais de cinco milhões de empréstimos anulou dívidas de centenas de milhares de famílias.

“Atendemos quase sete milhões de famílias”, disse ele.

Regularização de escritos

Víctor Rubén Guzmán, do Insus, informou 36.123 escrituras entregues e 39.673 acumuladas. São 117.442 lotes em tramitação. O Estado do México lidera com 13.286 processos. Estão incorporados 557 mil 980 lotes. 63,4% das ações estão em nome das mães, devido a “uma dívida histórica com as mulheres”.

Semar se despede de ‘Niko’, ‘Hunter’ e ‘Hidra’, seus cães de elite

Três Malinois belgas foram reconhecidos pelo seu trabalho em resgates e segurança.

A Secretaria da Marinha (Semar) realizou a cerimónia dos “Heróis de Quatro Patas” para aposentar três elementos caninos: Niko, Hunter e Hidra. Os Malinois belgas faziam parte do Grupo de Operações e Controle do Binômio Canino.

Os homenageados e suas missões

Durante a fase ativa, esses cães atuaram em busca e salvamento, detecção de explosivos e localização de substâncias ilícitas. Cada um formou uma parceria com seu treinador, baseada na confiança e no treinamento constante.

Niko foi enviado em fevereiro de 2023 para Adiyaman, Türkiye, após os terremotos que atingiram a região. Como parte da equipe USAR-MARINA, ajudou a localizar uma pessoa viva nos escombros. Seu trabalho refletiu a preparação da Marinha em missões internacionais de ajuda humanitária.

Hunter e Hydra participaram de operações de segurança junto com a equipe de Busca, Localização e Neutralização de Artilharia Explosiva (Blonae). Realizaram inspeções em instalações estratégicas e eventos de alto nível nacionais e internacionais. Também colaboraram em ações contra o tráfico de drogas.

Semar destacou a lealdade, disciplina e dedicação desses caninos durante anos de serviço. A cerimónia reconheceu o vínculo com os seus responsáveis ​​e o impacto do seu trabalho na proteção da sociedade mexicana.

Continuar lendo

Última sexta-feira de junho sem aulas por Conselho Técnico

Na sexta-feira, 26 de junho, não haverá aulas da última sessão do Conselho Técnico Escolar, segundo o SEP.

Aulas no dia 26 de junho? O SEP esclarece o calendário

Com a chegada do verão, os pais e encarregados de educação procuram respostas sobre o encerramento do ano letivo. Uma pergunta recorrente: os alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário devem ir à escola na sexta-feira, dia 26 de junho?

A resposta está no calendário oficial do Ministério da Educação Pública (SEP). Para esse dia está marcada a última sessão ordinária do Conselho Técnico Escolar (CTE). Os professores avaliam o período; Os alunos não frequentam as salas de aula. É um fim de semana prolongado para os menores.

Os estados podem se ajustar

O SEP permite que as entidades façam modificações em caso de condições climáticas extremas ou ajustes de fechamento. Essas mudanças são publicadas nos jornais oficiais do estado. A autoridade federal fiscaliza o cumprimento dos dias letivos efetivos, conforme estabelecido pela Lei Geral de Educação.

As últimas semanas de junho concentram a entrega das cédulas e a finalização dos conteúdos. A entrega das notas é realizada de forma ordenada para garantir a inscrição no sistema educacional nacional.

Férias de verão

Qualquer adiantamento de férias necessita de validação oficial. A prioridade é o bem-estar das crianças face aos fenómenos ou contingências climáticas. O recesso formal começa após o último dia letivo programado.

Continuar lendo

Terceira edição do Prêmio de Jornalismo em Saúde já tem vencedores

Foram divulgados os vencedores em cinco categorias do concurso de jornalismo em saúde.

Vencedores do Prêmio Nacional de Jornalismo Sanitário 2026

A terceira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo Sanitário, concedido pela Opinión 51 e Merck, reconheceu trabalhos jornalísticos sobre saúde física e mental. O júri foi composto por representantes da TV UNAM, El Economista, EL UNIVERSAL e Síntesis TV.

O concurso busca “informar, conscientizar e gerar maior compreensão sobre as questões de saúde que impactam a vida de milhões de pessoas no México”, disseram os organizadores.

Categoria Escrita

  • Inés Gutiérrez Jaber venceu por “Durante décadas ignoramos a menstruação; agora sabemos que ela muda o cérebro”, publicado na TecScience.
  • Menção honrosa: Claudia Patricia Villalobos Monroy por “Substitutos cutâneos para tratamento de pé diabético e queimaduras”, do IPN.

Conteúdo de vídeo

  • Andrés A. Solís Álvarez por “Segurança sob estresse. Atendimento policial, militar e psicológico”, em Meganoticias.
  • Menção honrosa: Arturo Ramírez Hernández por “Esta é a realidade dos médicos residentes no México”, no Siete24Mx.

Conteúdo de áudio

  • Trabalho colaborativo “A Receita do Dragão”, de Aleida Rueda, Luis Fernando Vargas, Camila Segura, Andrés Azpiri, Rémy Lozano e Ana Turian, na Rádio Ambulante.
  • Menção honrosa: Maricarmen Climent pelo episódio “Proibido engravidar”, do Pan Pal Susto Podcast.

Redes Sociais

  • Jimena Férez Vidal por “Por que não experimentar álcool quando adolescente”, em Madrehadisima.

Categoria Universidade

  • Ximena Guadalupe Guerrero Medina por “Detecção precoce do HPV: um biossensor que busca salvar vidas no México”, na TV UNAM.

Os organizadores destacaram a qualidade dos trabalhos recebidos e o elevado nível das candidaturas, o que originou a atribuição de diversas menções honrosas. A premiação busca incentivar a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a divulgação de informações relevantes para a saúde pública.

Continuar lendo