Vencedores do Prêmio Nacional de Jornalismo Sanitário 2026
A terceira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo Sanitário, concedido pela Opinión 51 e Merck, reconheceu trabalhos jornalísticos sobre saúde física e mental. O júri foi composto por representantes da TV UNAM, El Economista, EL UNIVERSAL e Síntesis TV.
O concurso busca “informar, conscientizar e gerar maior compreensão sobre as questões de saúde que impactam a vida de milhões de pessoas no México”, disseram os organizadores.
Categoria Escrita
- Inés Gutiérrez Jaber venceu por “Durante décadas ignoramos a menstruação; agora sabemos que ela muda o cérebro”, publicado na TecScience.
- Menção honrosa: Claudia Patricia Villalobos Monroy por “Substitutos cutâneos para tratamento de pé diabético e queimaduras”, do IPN.
Conteúdo de vídeo
- Andrés A. Solís Álvarez por “Segurança sob estresse. Atendimento policial, militar e psicológico”, em Meganoticias.
- Menção honrosa: Arturo Ramírez Hernández por “Esta é a realidade dos médicos residentes no México”, no Siete24Mx.
Conteúdo de áudio
- Trabalho colaborativo “A Receita do Dragão”, de Aleida Rueda, Luis Fernando Vargas, Camila Segura, Andrés Azpiri, Rémy Lozano e Ana Turian, na Rádio Ambulante.
- Menção honrosa: Maricarmen Climent pelo episódio “Proibido engravidar”, do Pan Pal Susto Podcast.
Redes Sociais
- Jimena Férez Vidal por “Por que não experimentar álcool quando adolescente”, em Madrehadisima.
Categoria Universidade
- Ximena Guadalupe Guerrero Medina por “Detecção precoce do HPV: um biossensor que busca salvar vidas no México”, na TV UNAM.
Os organizadores destacaram a qualidade dos trabalhos recebidos e o elevado nível das candidaturas, o que originou a atribuição de diversas menções honrosas. A premiação busca incentivar a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a divulgação de informações relevantes para a saúde pública.




