Preocupação presidencial com o tempo de tela
A Presidente Claudia Sheinbaum expressou sua preocupação com as horas que meninas, meninos e adolescentes passam assistindo vídeos em vez de brincar, estudar ou morar juntos. Em sua conferência matinal, ele pediu a regulamentação do uso de telefones celulares e da inteligência artificial (IA) no México, e pediu a abertura do debate com pais e professores.
“Não existe lei de inteligência artificial e é algo que tem que acontecer, ou seja, tem que haver regulamentação. E também estamos vendo o uso da tela, principalmente por meninas e jovens. O México tem um número muito alto de horas que eles assistem na tela e isso tem consequências na saúde e na socialização deles”, observou.
Impacto na saúde e propostas
Sheinbaum explicou que o uso excessivo de telas aumenta a ansiedade e afeta o sono das crianças. Um censo oficial revelou que mais de 1,2 milhão de estudantes universitários e professores utilizam IA. “O uso excessivo da tela, somado aos algoritmos usados na maioria das plataformas, representa problemas”, disse ele.
O presidente indicou que muitos pais apoiam a não utilização de telemóveis nas escolas primárias. Em vários países já é considerado um uso problemático. O Ministério da Saúde criará uma música para incentivar a leitura de histórias ou outras atividades.
“Essas são questões essenciais no México, que entramos nessa discussão. E as mães e os pais, os avós, os avós que estão nos ouvindo… tenho certeza que concordarão comigo… temos que tomar decisões juntos”, enfatizou ela.
Sheinbaum evitou enviar projeto de lei de proibição, mas insistiu em abrir a conversa. Durante seus passeios, ele pesquisa os alunos: 90% usam o TikTok de uma a quatro horas por dia. “Temos que voltar a jogar primavera, matatena, bolinha de gude, avião, corda. Temos que recuperar jogos tradicionais que gerem uma convivência diferente”, concluiu.




