Dia dos Pais: origem e porque não é feriado oficial

Saiba mais sobre a origem do Dia dos Pais e por que não é feriado no México.

Um século de história

No próximo dia 21 de junho, milhares de famílias mexicanas celebrarão o Dia dos Pais. Mas poucos conhecem sua origem. A tradição começou nos Estados Unidos no início do século XX, promovida por Louise Smart Dodd. Seu pai, viúvo, criou seis filhos sozinho. Dodd propôs uma data para reconhecer os esforços paternos, semelhante ao Dia das Mães.

A primeira celebração foi em 1910 em Spokane, Washington. No entanto, foi somente em 1972 que o presidente Richard Nixon oficializou o terceiro domingo de junho como data nacional.

RelacionadoOs Estados Unidos realizam uma operação militar e capturam Maduro na Venezuela

História no México

No nosso país, uma figura chave foi Carmelita Tostado Gamboa, originária da Comarca Lagunera. Inspirada pelo pai, Pedro Tostado Ontiveros, promoveu o reconhecimento dos pais na sociedade mexicana. A sua iniciativa ajudou a consolidar a tradição que milhões de pessoas celebram hoje.

Feriado?

Não. A Lei Federal do Trabalho não considera descanso obrigatório. As atividades laborais decorrem normalmente, embora algumas empresas concedam facilidades por decisão própria.

Reforço massivo de segurança e proibição de álcool no Azteca

56 mil policiais e restrição de álcool para o jogo no Azteca.

Medidas para o jogo México-República Tcheca

O governo da Cidade do México anunciou uma operação de segurança inédita para o jogo desta quarta-feira, no estádio Azteca. Serão mobilizados 56.000 funcionários, cinco vezes mais do que os 11.219 empregados na semana passada.

A decisão responde às comemorações da quinta-feira anterior, quando cerca de 700 mil pessoas se reuniram na capital após a vitória do México sobre a Coreia do Sul. Embora não tenha havido feridos, foram recolhidas quase 40 toneladas de lixo no Ángel de la Independencia e no Zócalo.

O secretário de Segurança, Pablo Vázquez, detalhou que 7.500 policiais farão a guarda do estádio Azteca. Outros 3.275 ficarão no Zócalo e 4.200 na Avenida Reforma. O objetivo é proteger jogadores, árbitros, autoridades e torcedores.

Além disso, o secretário de Governo, César Cravioto, informou que a partir das 15 horas. no dia 24 de junho, a proibição da venda de bebidas alcoólicas entrará em vigor por dezesseis horas. Aplica-se ao Centro Histórico e cinco bairros de Cuauhtémoc.

As vendas só serão permitidas em restaurantes, hotéis e discotecas privadas, acompanhadas de comida. Lojas de conveniência e supermercados estão excluídos. As multas por descumprimento chegam a 293.275 pesos (cerca de US$ 17.251).

A Organização da Aliança Mexicana de Transportadores (AMOTAC) convocou mobilizações nas rodovias dos 32 estados e bloqueios na capital para protestar contra a violência. A operação também considera esses protestos.

Continuar lendo

UNAM, novo centro colaborador da OMS em saúde bucal

A OMS reconhece a UNAM como referência em saúde bucal e envelhecimento.

Reconhecimento internacional para UNAM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o Departamento de Saúde Pública Oral da Faculdade de Odontologia da UNAM como Centro Colaborador em Saúde Bucal e Envelhecimento. A distinção é válida por quatro anos.

Com esta nomeação, a instituição de ensino superior consolida-se como referência regional no atendimento integral ao idoso.

Implicações da nomeação

O reconhecimento permitirá que especialistas universitários participem do desenvolvimento de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Além disso, promoverão estratégias para promover entre os idosos e cuidadores a importância de manter uma saúde oral adequada como parte essencial do bem-estar geral.

A designação coloca a UNAM num nível de cooperação técnica com a OMS, o que abre oportunidades para influenciar as orientações globais sobre envelhecimento e saúde oral.

Continuar lendo

A exploração sexual digital afeta 1,6 milhão de adolescentes no México

1,6 milhão de adolescentes no México sofrem exploração sexual online todos os anos.

O relatório revela números alarmantes

Unicef, ECPAT International e Interpol publicaram o estudo “Disrupting Harm México”, que indica que um em cada oito adolescentes usuários de Internet no país – cerca de 1,6 milhão – sofreu exploração sexual facilitada por tecnologias digitais durante um ano.

67% dos casos ocorreram apenas online, principalmente em redes e plataformas sociais. Contudo, a violência não se limita à esfera virtual: em quase duas em cada três situações, as vítimas conheciam os seus agressores, que geralmente eram amigos, parceiros ou familiares.

O relatório documenta uma grave subnotificação. 32% das vítimas não contaram a ninguém o que aconteceu por vergonha ou medo, e menos de 1% apresentaram queixa formal. Isto reflete a normalização e o silêncio em torno destes ataques.

Consequências e apelo à ação

Na saúde mental, as consequências são profundas. Quem sofreu esse tipo de violência tem 15 vezes mais chances de se automutilação e 12 vezes mais chances de ter pensamentos sobre a própria morte, em comparação com quem não teve essa experiência.

Fernando Carrera, representante da Unicef ​​no México, pediu o reforço da prevenção e da responsabilidade das plataformas digitais. Lorena Villavicencio Ayala, da SIPINNA, afirmou que o Estado deve garantir a segurança de meninas, meninos e adolescentes em ambientes digitais.

Continuar lendo