Trabalhador da Pemex morre em incêndio na refinaria de Oaxaca

Tragédia na refinaria: trabalhador morre queimado, mais 5 feridos.

Uma perda que dói

Um trabalhador da Petróleos Mexicanos não sobreviveu ao incêndio que eclodiu esta semana na refinaria de Santa Cruz, em Oaxaca. A empresa confirmou que o funcionário faleceu durante transferência para um hospital especializado na Cidade do México. As queimaduras foram muito graves.

O que sabemos

O incidente ocorreu na noite de segunda-feira na torre de resfriamento da Usina Hydros 2. O incêndio começou sem aviso prévio e, embora as equipas de emergência tenham conseguido controlá-lo horas depois, o número de vítimas é devastador: um morto e mais cinco feridos que lutam pelas suas vidas.

RelacionadoOutro incêndio atinge a refinaria Olmeca da Pemex

Não há aqui vilões de cinema, apenas uma dolorosa realidade: a segurança em instalações estratégicas continua a ser um calcanhar de Aquiles. Cada vez que algo assim acontece, me pergunto se foram feitas as verificações necessárias, se alguém percebeu o perigo chegando. Meu pai dizia que a política se faz sentir quando o básico falha. E hoje, em Oaxaca, falhou.

“O trabalhador morreu enquanto era transferido para um hospital na Cidade do México para receber atendimento médico especializado”, informou a Pemex em um breve comunicado.

O que está por vir

Enquanto as famílias aguardam respostas, os governos estadual e federal terão que explicar como isso foi permitido acontecer. Não é um jogo de culpas, é exigir que não se repita. Porque no fundo cada vida perdida numa refinaria não é apenas uma estatística: é um pai, um filho, um amigo que não volta para casa.

Edomex reforça prevenção sanitária em oito municípios do Leste

Oito municípios de Edomex aderem a uma estratégia de prevenção à saúde com foco na obesidade e na gravidez na adolescência.

Coordenação ampliada na Zona Leste

O Governo do Estado do México intensificou o seu trabalho com oito municípios da Zona Leste para fortalecer a prevenção da saúde. As prioridades: combater o sobrepeso, a obesidade e reduzir a gravidez na adolescência. A estratégia faz parte do Plano Integral para a Zona Leste e da política nacional de medicina preventiva.

Em mesa de trabalho, autoridades estaduais, federais e municipais concordaram em avançar na integração da Rede Mexicana de Municípios pela Saúde, bem como no processo de certificação de Municípios Promotores de Saúde.

A secretária estadual de Saúde, Celina Castañeda de la Lanza, explicou que o objetivo é coordenar ações entre os três níveis de governo. Isto inclui medidas contra dependências, doenças transmitidas por vetores e os problemas acima mencionados de peso e gravidez precoce.

A Rede permitirá que os municípios troquem experiências para atender às necessidades locais. Daniel Aceves Villagrán, diretor geral de Políticas de Saúde Pública do Governo do México, destacou que o modelo incorpora o cuidado às pessoas com deficiência e às que vivem com doenças crônicas, especialmente em áreas de alta densidade populacional.

Participaram representantes de Nezahualcóyotl, Naucalpan, Chimalhuacán, Valle de Chalco, Ixtapaluca, Ecatepec, Texcoco e Chicoloapan. Esses municípios iniciaram os trâmites para obtenção da certificação como Municípios Promotores de Saúde, o que ampliará as ações preventivas em toda a região.

Continuar lendo

Pemex corta investimento e produção desvia da meta

A Pemex reduziu o seu investimento em 5,9% no primeiro trimestre; a produção de petróleo bruto está se afastando da meta.

A Pemex ajustou novamente seus gastos. A subsidiária de exploração e produção teve um corte de 5,9% no seu capital de investimento durante o primeiro trimestre face ao previsto.

O orçamento aprovado foi de 86,7 mil milhões de pesos, mas a empresa informou à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA que investiu 81,6 mil milhões de pesos. A diferença afeta diretamente a plataforma de produção.

Atualmente, a Pemex extrai 1,6 milhão de barris por dia, longe da meta de 1,8 milhão. Gonzalo Monroy, diretor do GMEC, alertou:

“Estamos voando diretamente e sem escalas a 1,2 milhão de barris por dia em 2027, o que significa que, assim que a água for descontada, estaríamos em níveis de extração de um milhão durante o próximo ano.”

As sondas de perfuração também diminuíram: de 32 para 25 entre janeiro e maio, segundo dados da consultoria. Até o momento, neste semestre, foram adjudicados 10 contratos mistos, sete em um primeiro bloco (campos como Macavil e Tamaulipas) e três recentemente (Rabasa, San Ramón e Cinco Presidentes). A Pemex prevê produzir até 450 mil barris por dia com estes contratos, mas os desenvolvimentos ocorreriam para além de 2033.

Vocação petrolífera em questão

Miriam Grunstein, acadêmica do Centro do México da Universidade Rice, disse que a situação é alarmante no curto prazo. A Pemex perde receitas com a redução das exportações e com o privilégio de alimentar o Sistema Nacional de Refinação, em vez de extrair mais petróleo bruto.

“O governo de Sheinbaum está apostando em projetos de geração de eletricidade renovável. Enquanto isso, o corte orçamentário na extração de petróleo bruto indica que o país não tem mais convicção ou vocação para o petróleo”, disse ele.

Grunstein acrescentou que a diferença de investimento entre energias renováveis e exploração é enorme: “Em algum momento vamos enfrentar uma realidade muito dura. O abandono da extração tem sido tanto que é alarmante”.

Acordo com a Petrobras, mas sem força

O governo mexicano assinou um acordo de colaboração com a brasileira Petrobras para adquirir técnicas de extração em águas profundas, onde a Pemex tem atividade mínima. Inclui o intercâmbio de conhecimentos e de melhores práticas, mas o pacto não é vinculativo, é válido por dois anos e é renovável.

Tanto Monroy quanto Grunstein concordaram que o acordo era fraco. A Moody’s, ao baixar a classificação do México em 20 de maio, expressou maior preocupação com a dívida pública e o apoio à Pemex. A agência estimou que o governo apoiou 35 mil milhões de dólares em 2025, o equivalente a 1,9% do PIB, e orçou mais 14 mil milhões para 2026. Uma melhoria na classificação dependerá da redução do défice e dos riscos contingentes da petrolífera.

Continuar lendo

Jareta e Bundas: os caninos que detêm o tráfico de drogas em Veracruz

Sete cães treinados detectam substâncias ilícitas em portos e aeroportos.

Jareta: disciplina e treinamento

Jareta, um Malinois belga, move-se com precisão entre caixas de madeira durante exercício na Base Aérea Naval de Veracruz. Faz parte dos sete caninos que compõem a unidade da Primeira Região Naval. Seu treinamento combina brincadeiras com rotinas desafiadoras para desenvolver habilidades de detecção.

“Pela vida operacional e pelas funções para as quais estão preparados, são animaizinhos muito tranquilos que conseguem se concentrar no trabalho”, descreve o Tenente Montserrat Zamora, médico veterinário da unidade.

O especialista explica que Jareta ignora detonações de armas, explosões e ruídos de turbinas. Ao detectar entorpecentes, faz um alerta passivo. “A verdade é que é um orgulho muito grande porque somos uma equipa”, afirma o responsável.

Bundas, forjados na confiança

Aos três anos, Bundas reflete uma energia inesgotável. Destaca-se pela obediência e estabeleceu um vínculo especial com o Segundo Mestre Armando Sosa Rojas, responsável pelo Departamento Canino.

“Criamos um vínculo especial. Sinto um amor e um carinho porque desde que ele chegou tive que recebê-lo e continuamos juntos”, destaca Sosa.

Bundas está entre os agentes mais eficazes da unidade. Ao longo do seu serviço contribuiu para o maior número de apreensões através da detecção de carregamentos de drogas. A professora lembra que o principal objetivo da formação é que “as substâncias ilícitas não cheguem ao destino”.

“Confio muito no meu canino, conheço-o e ele é um bom trunfo”, afirma o policial.

Em 2024, os 38 binómios implantados em Veracruz e Tamaulipas garantiram perto de uma tonelada de substâncias proibidas. A unidade opera a partir da Base Aeronaval Las Bajadas e realiza inspeções em veículos, navios e aeronaves.

Continuar lendo