Primeira cirurgia robótica em Yucatán
O Novo Hospital Geral “Dr. Agustín O’Horán” realizou a primeira cirurgia robótica da entidade. A intervenção foi realizada em um paciente de 45 anos com diagnóstico de cálculos biliares. O procedimento, cirurgia da vesícula biliar, utilizou tecnologia de ponta.
A técnica permite maior precisão, segurança e recuperação mais rápida. Também reduz os dias de internação, o que melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Benefícios da tecnologia
O governador Joaquín Díaz Mena e o diretor geral do IMSS-Bienestar, Alejandro Svarch Pérez, confirmaram os avanços. Díaz Mena destacou a coordenação entre os três níveis de governo.
“O modelo IMSS-Wellbeing privilegia o acesso das pessoas que menos têm a tecnologias como a que estamos observando com esta operação robótica. Estamos muito felizes com o que está acontecendo neste hospital O’Horán; é apenas o começo”, expressou.
Svarch Pérez destacou que esta cirurgia representa tecnologia e equidade. Antes, ferramentas médicas exclusivas estão agora ao alcance daqueles que mais precisam delas.
“A cirurgia robótica não é o fim, é o início de uma enorme transformação que avança pelos caminhos da equidade, da qualidade e da gratuidade”, afirmou.
A diretora do hospital, María Teresa Zapata Villalobos, descreveu o dia como histórico. Ele ressaltou que os procedimentos serão menos invasivos e com recuperação mais rápida.
Durante a visita, o governador monitorou as áreas afetadas pelas chuvas recentes.




