Inauguração do Hospital Agustín O’Horán e federalização da saúde em Yucatán
MÉRIDA, Yuc. — A presidente Claudia Sheinbaum Pardo inaugurou o Hospital Geral Dr. Agustín O’Horán, considerado o maior da América Central. O anúncio central: não haverá caixas registradoras. Todos os serviços serão gratuitos e universais.
Acompanhado pelo governador Joaquín Díaz Mena, Sheinbaum assinou o Acordo de Federalização IMSS-Bienestar. Ele descreveu isso como um passo que “mudará a vida de milhões de iucatecas”.
“Vivemos uma fase histórica para o sistema nacional de saúde”, declarou o presidente. “Abrimos as portas do direito à saúde no estado de Yucatán.”
Sheinbaum reconheceu os engenheiros militares por entregarem uma obra com tecnologia de ponta. Garantiu medicamentos gratuitos: “Quando não há corrupção, o dinheiro chega e damos resultados”.
Federalização e distribuição de medicamentos
Desde agosto de 2025, a Rotas da Saúde já distribuiu mais de 205 milhões de medicamentos por todo o país. Nos medicamentos oncológicos, a oferta chegou a 93%.
Díaz Mena garantiu que o novo hospital representa “uma nova etapa na saúde do nosso povo”. Ele ressaltou que não haverá cobrança: “Não haverá caixas registradoras porque todos os serviços serão gratuitos e universais”. Ele definiu isso como um ato de “justiça social”.
Alejandro Svarch Pérez, diretor do IMSS-Bienestar, informou um investimento de 5 bilhões de pesos. Ele comemorou a incorporação de Yucatán ao programa e anunciou o fechamento progressivo das caixas de coleta nos hospitais públicos do estado.
O hospital também formará especialistas. O engenheiro da Secretaria de Defesa Nacional, Melior Marduk Martínez, explicou que a construção gerou 1.643 empregos diretos e 1.250 indiretos. Começou em maio de 2023 e terminou em março de 2026.
“Senhora Presidente: hoje podemos relatar, missão cumprida!” disse o engenheiro.
A obra, descrita como inteligente, moderna e estratégica, se destaca como o maior centro hospitalar da região centro-americana.




