A presidente Claudia Sheinbaum anunciou que as obras dos trens de passageiros avançaram definitivamente. As rotas que ligarão a Cidade do México a Querétaro e Pachuca serão inauguradas em 2027.
Para consolidar o plano nacional de conectividade, já foram liberados mais de 28 milhões de metros quadrados de faixa de domínio. A estratégia ferroviária integral contempla um investimento global de 750 mil milhões de pesos. Inclui rotas principais para o norte e oeste do país.
“O progresso é significativo e estamos cumprindo os prazos”, disse o presidente.
Destacou também o lançamento do trecho Santa Fé-Observatorio do trem interurbano “El Insurgente”, a operação do ramal Lechería-AIFA e a nacionalização da linha Cidade do México-Lechería.
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Edna Elena Vega, afirmou que foram liberados 28 milhões 452 mil 804 metros quadrados. 72% corresponde ao traço histórico; os 28% restantes estão divididos entre propriedade social e privada. Foram instaladas 268 mesas de atendimento e adquiridos 987 terrenos.
Avanços técnicos e militares
O chefe da Agência Ferroviária, Andrés Lajous, informou que já começou a fabricação de travessas para as rotas Querétaro-Irapuato e Saltillo-Nuevo Laredo. O aço estrutural também é produzido para viadutos em Monterrey.
“O primeiro trem da rota AIFA-Pachuca chegará no dia 25 de julho e neste mês começa a montagem das unidades para o norte”, explicou Lajous.
O General Gustavo Ricardo Vallejo indicou que o Grupo de Engenheiros Felipe Ángeles mobiliza 33.072 militares e 7.000 unidades de máquinas. O trem Cidade do México-Pachuca tem um andamento de obra de 37,06%; a de Querétaro, 19,22%. A infraestrutura de carga do Trem Maia chega a 54,05%, com quatro complexos intermodais previstos para o final do ano.




