Bônus especial para contratação de professores
O Ministério da Educação Pública (SEP) ofereceu um bônus especial à Coordenação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) para apoiar a contratação de novos professores, informou Yenni Pérez Martínez, secretária geral da Seção 22.
A destinação dos recursos ainda não está definida. O dirigente indicou que será feita uma consulta às bases do movimento para decidir a sua aplicação. Além disso, evitou revelar o valor do bônus.
Pérez Martínez esclareceu que o apelo não visa acabar com a paralisação das atividades, mas sim colmatar a falta de docentes no sistema educativo. Ele explicou que há uma carteira de mais de 10 mil vagas não preenchidas.
A atual reforma educacional impede a contratação imediata após a aposentadoria dos professores. Portanto, é necessário um recurso extraordinário para resolver este problema.
Em outra frente, foi realizado um grupo de trabalho no Ministério do Interior (Segob) com membros da Seção 7 de Chiapas da CNTE, autoridades estaduais e autoridades federais. Concordaram em continuar as negociações em benefício do ensino e da educação.




