Registro do Pato Merlin em disputa
O Instituto Mexicano de Propriedade Industrial (IMPI) confirmou que recebeu pedidos de registro de “Pato Merlín” como marca. As petições estão em análise e, uma vez concluído o processo, será expedida resolução nos termos da Lei Federal de Proteção da Propriedade Industrial.
“Foram recebidos os pedidos de registro de marca relativos ao pato Merlin, os quais se encontram em tramitação prevista na regulamentação aplicável. Uma vez concluídos, o IMPI emitirá a resolução que corresponde por lei”, informou o órgão.
O arquivo 3643308 detalha que em 17 de junho um homem residente em Mérida, Yucatán, solicitou a concessão por 10 anos da marca e logotipo “El Pato Merlín. El Pato de laluck”. O desenho traz um pato com camisa verde e uma imagem de Quetzalcóatl, semelhante à da Seleção Mexicana de Futebol, com o Calendário Asteca ao fundo. O requerente pretende utilizar a marca em dezenas de negócios, inclusive para publicidade em campanhas políticas.
A presidente Claudia Sheinbaum, durante sua conferência matinal no Palácio Nacional, referiu-se ao caso. Acompanhada de Karla, dona do pato, ela destacou que seu governo vai ajudar a família para que a ave tenha “melhor qualidade de vida”. Em relação ao pedido de registo de outra pessoa, Sheinbaum descreveu-o como um abuso.
“Não é justo que alguém queira registrar o pato como marca. Imagine, que abuso!” disse o presidente.
Sheinbaum indicou que a sua administração apoiou a família no registo do pato no IMPI, num processo que avança agora em meio a polémica.




