Programa “Abrigando Corazones” termina com atenção a mais de 500 comunidades vulneráveis

A governadora de Veracruz, Norma Rocío Nahle García, informou a conclusão do programa “Abrigando Corazones”, que funcionou de 12 de dezembro a 1º de fevereiro com o objetivo de proteger a população…

A governadora de Veracruz, Norma Rocío Nahle García, informou a conclusão do programa “Abrigando Corações”, que funcionou de 12 de dezembro a 1º de fevereiro com o objetivo de proteger a população mais vulnerável das baixas temperaturas registradas durante o inverno.

Ao apresentar o balanço dos resultados, o presidente estadual destacou que esta estratégia foi executada de forma interinstitucional, com a participação do DIF estadual, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério da Saúde, do Ministério da Segurança Pública e do Ministério da Proteção Civil, além de órgãos federais, do Exército Mexicano, da Guarda Nacional e das câmaras municipais.

RelacionadoCampanha de vacinação de inverno protege grupos vulneráveis

Por instruções do governador, o programa funcionou continuamente durante quase dois meses, sem interrupções, através de brigadas que visitaram principalmente comunidades localizadas a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, caracterizadas por taxas de marginalização altas e muito altas, muitas delas com populações indígenas.

No âmbito da atenção integral, este ano a cobertura foi alargada aos municípios da região de Huasteca que foram afectados pelas cheias de Outubro passado, reforçando o apoio às comunidades que enfrentam condições de vulnerabilidade prolongada.

Segundo o relatório apresentado, o programa atingiu 38 municípios distribuídos em oito regiões do estado, com atendimento direto em 508 localidades. As brigadas realizavam passeios diários que incluíam entre 20 e 25 comunidades.

No total, foram entregues 125.403 cobertores e 64.407 mantimentos, beneficiando o mesmo número de famílias. Os pacotes alimentares, concebidos pelo DIF estatal, forneciam alimentação complementar a agregados familiares com um máximo de quatro membros durante vários dias.

As ações incluíram ainda a instalação de cozinhas móveis pela Secretaria de Proteção Civil, onde foram oferecidas comidas quentes com cardápios saudáveis ​​e opções especiais para meninas e meninos. Paralelamente, brigadas do Ministério da Saúde realizaram sessões de vacinação, atendimento médico e orientação preventiva, principalmente para doenças respiratórias.

Os trabalhos foram realizados no âmbito do Plano DN-III do Exército Mexicano e dos programas de assistência social da Guarda Nacional, que proporcionaram apoio logístico, transporte e distribuição de suprimentos nas áreas atendidas.

Entre os municípios beneficiados estão cidades e comunidades montanhosas de Soteapan, Ilamatlán, Zontecomatlán, Huayacocotla e Texcatepec, algumas delas anteriormente afetadas por fenômenos hidrometeorológicos.

As autoridades estaduais informaram que permanecem pendentes duas rotas adicionais nos municípios de Quecuatlán e Chiconquiaco, que serão substituídas devido às condições climáticas e logísticas que impediram sua conclusão em datas anteriores.

Em relação aos efeitos do frio, foi indicado que não há registo de mortes associadas às baixas temperaturas, informação recolhida pelo Ministério da Saúde. Da mesma forma, especificou-se que, embora tenham ocorrido baixas temperaturas, os mínimos históricos não foram alcançados e que fatores como a sensação térmica influenciam os impactos à saúde.

Por fim, foi informado que não existem condições para a suspensão das aulas, uma vez que as temperaturas permanecem dentro dos limites habituais da época de inverno; No entanto, a monitorização permanente e a ativação de abrigos temporários continuarão, se necessário.

Atzalan vibra com a adrenalina da Rota dos Citros 2026

Atzalan, Veracruz. Entre estradas de terra, paisagens naturais e grande convivência familiar, a edição 2026 do tradicional…

Atzalan, Veracruz. Entre estradas de terra, paisagens naturais e grande convivência familiar, foi realizada com sucesso a edição 2026 da tradicional Rota dos Citros, um dos eventos de aventura mais esperados pelos fãs de veículos todo-o-terreno da região.

[largura do vídeo = “1280” altura = “720” mp4 = “https://lavozdelanacion.com/wp-content/uploads/2026/06/AQNZsngUea0fGDfrVwekwTaaF-ixpgtf EwUYRtfHUwF_XKGkwx-uu-xUQRxtzQnzNvCf8YpkhzHfo2R9gFuRF9Nvh_XccaQmFreyotC4sY6K3Q.mp4”][/vídeo]

Desde o início da manhã, dezenas de participantes de vários municípios de Veracruz e estados vizinhos se reuniram para percorrer os percursos traçados pelos organizadores, atravessando trilhas rurais, áreas florestais e estradas características deste município localizado na região montanhosa central do estado. 

A atividade reuniu motoristas de quadriciclos, quadriciclos e UTVs, que desfrutaram de um passeio cheio de emoção, camaradagem e espetaculares vistas naturais. Durante o dia prevaleceu um clima de convivência familiar, estreitando os laços entre os amantes do desporto motorizado e do turismo de aventura.

Os participantes destacaram a hospitalidade dos habitantes de Atzalan e a beleza dos cenários naturais que a região oferece, fatores que fizeram da Rota dos Citros uma referência para este tipo de eventos em Veracruz.

Além de promover o lazer e o desporto, a atividade representa um importante benefício económico para prestadores de serviços, comércio local e empreendedores, que beneficiam da chegada de visitantes durante o desenvolvimento do evento.

Autoridades e organizadores concordaram que a Rota dos Cítricos continua se consolidando como plataforma de promoção do turismo regional, mostrando ao estado e ao país a riqueza natural, cultural e gastronômica de Atzalan.

Com grande participação e balanço de branco, a edição de 2026 foi concluída, deixando uma experiência memorável para os participantes e reafirmando seu lugar como um dos encontros off-road mais importantes da entidade Veracruz.

Editorial | Esta é Veracruz

Continuar lendo

Primeiro Grupo de Trabalho Interinstitucional com Prefeitos de municípios da Zona Central

No âmbito do eixo orientador Mais Território que Mesa, promovido pelo Governo do Estado de Veracruz chefiado pelo Governador Ing. Rocío Nahle Garcia,…

No âmbito do eixo orientador Mais Território que Escritório, promovido pelo Governo do Estado de Veracruz chefiado pelo Governador Ing. Rocío Nahle García, foi realizado o primeiro Grupo de Trabalho Interinstitucional com Prefeitos da Zona Central do Estado de Veracruz e funcionários de Órgãos Estaduais e Federais. (mais…)

Continuar lendo

Municípios de Veracruz se unem para modernizar o Registro Civil e fortalecer a saúde pública

Xalapa, Ver.— Com o firme propósito de modernizar os processos administrativos e garantir a segurança jurídica à população, neste dia 28 de abril foi realizada a reunião estratégica da “Expedição Adequada de…

Xalapa, Ver.— Com o firme propósito de modernizar os processos administrativos e garantir segurança jurídica à população, neste dia 28 de abril foi realizada a reunião estratégica para a“Emissão Adequada de Certidões de Nascimento e Implementação da Certidão de Óbito Eletrônica (CEDe)”.

O evento, que decorreu pelas 11h00 no Auditório do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (DIF Estado), reuniu autoridades municipais e especialistas com um objetivo claro: uniformizar os critérios operacionais de transição para processos digitais no registo de óbitos e garantir que o registo de nascimentos prematuros e acidentais seja realizado sob estrita observância do quadro regulamentar em vigor.

Liderança municipal para a saúde

O dia se destacou pela presença de nove prefeitos da região central do estado, que manifestaram sólido compromisso com a atualização dos serviços públicos de saúde. Entre os municípios participantes estavam:

  • Emiliano Zapata
  • Acatlán
  • Ayahualulco
  • Sinalização
  • Ixhuatlán del Café
  • Landero e Coss
  • Miahuatlán
  • Tatatila
  • Tlalnelhuayocan

Aliança para inovação tecnológica

Um momento chave do encontro foi a intervenção do Eng. Daniel Antonio Baizabal González, presidente municipal de Emiliano Zapata e atual presidente da Rede Veracruz de Municípios pela Saúde (Jurisdição de Saúde V Xalapa). Em seu discurso, Baizabal González destacou que a implantação da Certidão de Óbito Eletrônica (CEDe) representa um avanço tecnológico essencial para agilizar procedimentos e melhorar as estatísticas de saúde pública na entidade.

Da mesma forma, destacou-se a participação da Sra. Viridiana Bretón Feito, presidente municipal de Ixhuatlán del Café e chefe da Rede Veracruzana de Municípios pela Saúde na VI Jurisdição Sanitária de Córdoba. Os dois vereadores trocaram propostas e estratégias para avançar, reafirmando a importância da colaboração intermunicipal para elevar a qualidade de vida dos moradores de Veracruz.

Garantia de legalidade

Durante a sessão, foi analisado em profundidade o quadro regulamentar aplicável a casos especiais, como nascimentos acidentais, de forma a evitar atrasos na identidade dos recém-nascidos. Com essas ações, cada área envolvida nesses procedimentos garante uma atuação transparente e profissional, alinhada aos protocolos legais que protegem os direitos dos cidadãos desde o nascimento até a certificação do óbito.

Monitoramento oportuno em saúde pública

O dia se destacou pela participação ativa e trabalho constante da Dra. Rosa Emilia Rodríguez Acosta, chefe da Jurisdição Sanitária V Xalapa, juntamente com o vice-chefe, Dr. Gerardo Condado Maldonado. Ambos os funcionários destacaram a importância de manter a proximidade com as administrações locais para facilitar o cumprimento dos protocolos legais.

Seu trabalho de suporte técnico tem sido essencial para que cada área relacionada a esses procedimentos atue com eficiência e transparência. De referir que na Jurisdição Sanitária V Xalapa foram os primeiros a eleger o seu presidente da Coordenação da Rede Veracruz de Municípios para a Saúde e estabeleceram o padrão de trabalho, ações e resultados que contribuem para melhorar a situação da saúde em Veracruz.

Continuar lendo