7.846 alunos voltam às aulas
O Ministério da Educação Pública (SEP) informou que a campanha nacional “Sentimos sua falta na sala de aula” conseguiu reincorporar 7.846 jovens ao Bacharelado Nacional até agora em 2026. Mario Delgado, chefe da agência, destacou que a iniciativa visa impedir o abandono escolar e promover o retorno à sala de aula.
As principais causas da desfiliação incluem mau desempenho, insucesso, desinteresse, fatores económicos, mudanças de endereço e dificuldades de acesso aos campi. A estratégia é implementada a cada semestre: os alunos faltosos são identificados e contatados por telefone, mensagens ou visitas domiciliares para oferecer alternativas.
A subsecretária de Ensino Médio Superior, Tania Rodríguez Mora, explicou que as ações são coordenadas por diretores e conselheiros, sem onerar o corpo docente. Promove-se flexibilidade administrativa e apoio acadêmico para quem está atrasado ou tem disciplinas em dívida.
Além disso, foi realizado o I Fórum Nacional “Rumo a uma estratégia de permanência escolar”, onde foram analisados mecanismos de detecção precoce e propostas para fortalecer o retorno às salas de aula.




