Argentina dá o passo: retira-se oficialmente da OMS
O governo de Javier Milei concretizou esta terça-feira uma decisão que vinha fermentando desde 2025. A Argentina não é mais membro da Organização Mundial da Saúde. Um movimento radical que coloca o país num clube muito pequeno, onde apenas os Estados Unidos são parceiros de destaque.
A razão? Diferenças profundas, segundo o Executivo. A gestão da pandemia da COVID-19 foi a gota d’água que quebrou as costas do camelo.
O Governo sustenta que a OMS apresentou falhas estruturais durante a pandemia e questiona a sua independência face às pressões políticas internacionais.
Tradução: eles não confiam no corpo. Eles acreditam que ele se perdeu quando era mais necessário.
Soberania na saúde versus cooperação global
Este não é um capricho isolado. Faz parte de uma estratégia mais ampla para, nas suas palavras, reforçar a “soberania sanitária”. Basicamente, querem que as decisões de saúde pública sejam tomadas em Buenos Aires e não em Genebra.
Faz parte de uma tendência global de questionar o multilateralismo. A Argentina olha para o norte e segue os passos que os Estados Unidos já haviam dado nos últimos anos.
Mas aí vem o problema jurídico. A constituição da OMS não contempla explicitamente a saída unilateral dos seus membros.
Como destacou “La Nación” em sua cobertura anterior do processo, […] que gerou debates jurídicos e institucionais sobre a validade e os efeitos específicos da decisão.
Em crioulo: Eles podem ter arrombado a porta, mas ninguém tem certeza se eles tinham a chave. Os debates jurídicos estão servidos.
E agora? A Argentina fica de fora do principal fórum mundial de saúde. Não há votação nas decisões, possivelmente com acesso limitado a determinados programas e avisos prévios. Uma verdadeira experiência, com consequências reais para milhões de pessoas.
Milei está fortemente comprometida com uma visão hipersoberana do mundo. O tempo dirá se esta medida fortalecerá o sistema de saúde argentino… ou o isolará num momento em que as pandemias não conhecem fronteiras.




