Abre julgamento oral contra Uriel N por abuso sexual

Começa o julgamento oral contra Uriel N por abuso sexual; O caso de assédio Sheinbaum está sendo tratado separadamente.

Juicio oral contra Uriel N

La tarde de este jueves, un juez ordenó la apertura del juicio oral contra Uriel “N”, acusado de abuso sexual contra una joven de 25 años, Aidé Guadalupe. El hecho ocurrió el 4 de noviembre en calles del Centro Histórico. Ese mismo día, Uriel también acosó a la presidenta Claudia Sheinbaum Pardo, pero el proceso actual solo abarca el caso en agravio de Aidé.

El juicio se realiza por el delito de abuso sexual. Aidé denunció a Uriel el mismo día del acoso a Sheinbaum, lo que permitió su detención por elementos de la Secretaría de Seguridad Ciudadana. La apertura se llevó a cabo en los Juzgados Orales de la colonia Doctores, luego de que un juez de control hallara elementos suficientes para vincularlo a proceso desde noviembre.

RelacionadoSenado busca classificar abuso sexual como crime grave

Previamente, otro juez negó unificar las carpetas de investigación por los casos de Sheinbaum y Aidé Guadalupe. Por lo tanto, cada proceso se lleva por separado. El juzgador también impuso prisión preventiva para Uriel, quien permanece en el Reclusorio Preventivo Varonil Norte.

Uriel “N” deberá enfrentar también el proceso por acoso contra la presidenta Claudia Sheinbaum, aún sin fecha de inicio.

Roberto Lazzeri inicia gestão como embaixador com apelo à cooperação

O diplomata participou num evento de Trump onde foi relatada uma redução de 66% no fentanil.

Primeira intervenção pública

Roberto Lazzeri participou nesta quarta-feira de seu primeiro evento público como embaixador do México nos Estados Unidos. Foi durante um evento organizado por Donald Trump no National Mall para o 250º aniversário da independência americana.

Lá ele ouviu a mensagem do Presidente Trump, que destacou uma redução de 66% no fluxo de fentanil para o seu país. Lazzeri destacou que estes resultados fortalecem a cooperação bilateral em segurança, promovida pela presidente Claudia Sheinbaum baseada no respeito à soberania e na coordenação.

Também foi mencionada uma diminuição de 35% nas mortes por overdose nos Estados Unidos, bem como a apreensão de quase 30 mil armas de fogo. O embaixador atribuiu estes números ao trabalho conjunto entre as duas nações.

Trump usou o evento para se referir à Copa do Mundo FIFA de 2026, que será disputada na América do Norte. Lazzeri garantiu que o México contribui para o projeto com ações em segurança, conectividade e turismo, com um benefício econômico estimado em mais de 18 bilhões de pesos.

Continuar lendo

Novo calendário para registo de linhas móveis

Mais de 63 milhões de linhas já cadastradas; novo mandato escalonado até dezembro de 2026.

A Comissão Reguladora das Telecomunicações (CRT) adiou a obrigatoriedade do registo das linhas móveis. O prazo, previsto para 30 de junho, foi prorrogado para facilitar o processo a milhões de usuários.

Novo calendário de inscrições

O novo prazo se aplica apenas às linhas pré-pagas não cadastradas. Será escalonado de acordo com o último dígito do número. As datas variam de 15 de agosto a 31 de dezembro de 2026.

Até o momento, estão cadastradas mais de 63 milhões de linhas: 40,2 milhões pré-pagas e 22,8 milhões pós-pagas. Milhões ainda estão desaparecidos.

As linhas não cadastradas serão suspensas pelas companhias telefônicas no prazo de até 72 horas. Durante esse período só poderão ligar para emergências, serviços ao cidadão e sua operadora. O serviço é restaurado após a conclusão do registro.

O México fechou 2025 com cerca de 161,6 milhões de linhas móveis ativas, uma penetração de mais de 124% da população. Além disso, se uma linha for utilizada para cometer um crime, as autoridades poderão solicitar informações diretamente às empresas.

Continuar lendo

SEP reporta investimento recorde em escolas e bolsas no ciclo 2025-2026

Um milhão de professores participaram do CTE; 23 bilhões de pesos para escolas e 10 milhões de bolsas de estudo.

Conquistas do ano letivo 2025-2026

O Secretário da Educação Pública, Mário Delgado, apresentou os resultados do ano letivo 2025-2026. Quase um milhão de professores participaram permanentemente dos Conselhos Técnicos Escolares (CTE). O governo federal destinou 23 bilhões de pesos para obras e equipamentos em 72 mil escolas.

“Olhar para trás é olhar para o que somos e o que nos fortalece: uma conversa constante entre autoridades e pessoal educativo”, disse Delgado durante a Oitava Sessão Ordinária do CTE.

Os CTE consolidaram-se como comunidades de aprendizagem para melhorar o ensino, destacou o responsável. Em termos de apoio, a Bolsa Rita Cetina beneficiou 10 milhões de alunos do ensino básico público. Além disso, oito milhões de meninas e meninos receberam cuidados abrangentes e gratuitos através da estratégia Viva Saudável, Viva Feliz.

Investimento e reformas

Delgado informou que 23 bilhões de pesos foram canalizados através do programa Escola é Nossa e dos Comitês Escolares de Administração Participativa. Os recursos foram utilizados em infraestrutura, obras e equipamentos em escolas de Ensino Básico, Secundário Superior e modalidades especiais.

Em matéria laboral, foram recuperados direitos para os professores: aumentos salariais, criação do Fundo de Pensões do Bem-Estar e alterações para travar o aumento da idade de reforma. A USICAMM desaparecerá para dar lugar a um novo modelo que garanta a transparência e elimine a influência, o nepotismo e a venda de posições.

Outras ações

A estratégia nacional de saúde valorizou 10,7 milhões de alunos em 82 mil escolas primárias (96% das matrículas). O Mundialito Escolar 2026, vinculado à Copa do Mundo FIFA 2026, reuniu mais de 1,1 milhão de estudantes. As finais foram realizadas no Estádio Olímpico Universitário.

A Campanha Nacional pela Paz e Contra as Dependências “Fique longe das drogas. Escolha ser feliz” integrou atividades artísticas e desportivas. Mais de seis milhões de pessoas participaram dos Dias Nacionais e 25 milhões das Maratonas de Leitura.

Por fim, o SEP publicou um acordo para erradicar os abusos no ensino básico, fortalecendo a prevenção da violência escolar.

Continuar lendo