Protestos e a Copa do Mundo: a resposta de Sheinbaum
A presidente Claudia Sheinbaum referiu-se às manifestações de grupos de busca, organizações civis e da CNTE durante o primeiro dia da Copa do Mundo. Em sua conferência matinal de sexta-feira, 12 de junho, afirmou que a imagem que prevaleceu foi a alegria do povo mexicano.
“Houve quem quisesse mostrar outra imagem, mas a imagem do México é a alegria. A felicidade do povo e de todos os mexicanos.”
Sheinbaum destacou que deu o primeiro ingresso para o jogo inaugural México-África do Sul a um jovem torcedor, Yolett Cervantes Cuaquehua, e que assistiu ao jogo do Deportivo Galeana com os cidadãos. Ele descreveu a atmosfera como festiva e tranquila.
“Quem passou por momentos ruins é quem quer que o México passe por momentos ruins. E quem quer que o México passe por momentos ruins, nunca se divertirá.”
Diálogo com professores e apelo para não cair em provocações
Em relação à CNTE, o presidente lembrou que desde o governo de Andrés Manuel López Obrador as demandas da profissão docente foram atendidas. No entanto, reconheceu a complexidade do diálogo quando há posições que mudam fora da mesa.
“Qual é o objetivo do diálogo? Aqui fizemos várias abordagens… Eles dizem uma coisa na mesa e depois fazem outra coisa fora. É muito complexo.”
Sheinbaum garantiu que não haverá repressão. Acusou que alguns manifestantes procuram provocar uma reação violenta do governo, mas insistiu em manter o caminho do diálogo, apesar de grupos de “ultradireita” e setores radicais tentarem prejudicar a imagem do país.
“Uma contenção para evitar que o aeroporto seja tomado é uma coisa, mas é diferente de bater em alguém…”
O presidente ressaltou que as reivindicações dos professores dos estados continuam sendo atendidas e que as polícias da capital têm atuado com profissionalismo.




