O objetivo: retornar aos tempos pré-Trump
Claudia Sheinbaum deixou isso claro no Palácio Nacional. A prioridade do México nas conversações anteriores à revisão do USMCA é apenas uma: tarifas zero. Especificamente, para as indústrias automotiva, siderúrgica e de alumínio.
“Bem, obviamente, ter tarifas zero, como havia antes da chegada do Presidente Trump… é, digamos, a nossa prioridade”, declarou o presidente.
Um objetivo que parece regressar ao status quo anterior a 2017. As conversações já começaram.
Reuniões técnicas e um argumento-chave
Marcelo Ebrard, secretário de Economia, já conversou com Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, em Washington. Foi a primeira reunião bilateral. Segundo Ebrard em X, as equipes técnicas trabalharão “hoje e amanhã ao longo do dia”.
Sheinbaum também aproveitou a oportunidade para dissipar um velho fantasma: o de que o México tira empregos dos americanos. Seu argumento é de interdependência.
“Não é que o México tenha tirado empregos dos Estados Unidos… um emprego aqui gera pelo menos um ou dois empregos lá”, comentou ele, citando “diferentes estudos”.
Para ela, o benefício do tratado é mútuo. Um claro aceno ao homólogo norte-americano enquanto se prepara a mesa de negociações. O caminho para a eliminação destas tarifas apenas começou.




