Sheinbaum avalia mover eleição judicial para 2028

O governo analisa o adiamento da eleição judicial e da consulta de revogação, buscando simplificar o processo eleitoral.

Um roteiro eleitoral que poderia ser reescrito

A Presidente Claudia Sheinbaum acaba de lançar uma bomba no meio da sua visita a Colima. Seu governo considera seriamente adiar um dos atos mais esperados do drama político nacional: a segunda etapa da eleição do Poder Judiciário e a consulta para cassação do mandato.

O adiamento, de 2027 para 2028, está em cima da mesa. A razão? Evite o caos logístico e, paradoxalmente, poupe recursos.

“Estamos analisando, tem seus prós e contras”, admitiu Sheinbaum com aquela calma que sempre precede um movimento estratégico.

O dilema por trás da cortina

A lógica inicial era clara: reunir todas as eleições de 2027 para utilizar a mesma infraestrutura e pessoal. Apenas um grande show. Mas a experiência recente mostrou-lhes uma realidade diferente.

RelacionadoJustiça Eleitoral aprova promoção de eleição judicial por servidores públicos

Poderia exigir diferentes assembleias de voto, mais contratações e, no final, complicar a vida do eleitor com uma pilha de cédulas. Imagine: em alguns estados seriam eleitos prefeitos, deputados locais e federais, governadores… e juízes.

“Então é por isso que estamos analisando… talvez valha a pena passar para 28”, comentou.

Agora vem a parte crucial. A decisão final não será tomada numa mesa do Palácio Nacional. O Instituto Nacional Eleitoral (INE) está a ser consultado para dar o seu veredicto técnico sobre custos e funcionamento.

Sheinbaum anunciou que a proposta formal de modificação poderá ser apresentada na próxima semana. O relógio está correndo.

Esta não é apenas uma questão de calendário. É um golpe de mestre que redefine o ritmo da sua reforma eleitoral. Adiar esses processos dá ar fresco à sua administração, evita desgastes prematuros e concentra a atenção do cidadão onde ele decide.

Como meu pai me ensinou, a política é puro teatro. E Sheinbaum acaba de propor uma mudança de atitude. Agora é altura de ver se o público – e o INE – o compram.

Sheinbaum supervisiona o progresso do IMSS-Wellbeing com os governadores

Sheinbaum lidera reunião com 23 governadores para avaliar o progresso no sistema de saúde.

Avanços na saúde pública

No Palácio Nacional, a Presidente Claudia Sheinbaum liderou uma reunião de acompanhamento do modelo IMSS-Wellbeing. Participaram governadores das 23 entidades integradas no programa.

“O objetivo é garantir atendimento médico de qualidade, universal e gratuito para o povo do México.”

O gabinete federal contou com a presença de Rosa Icela Rodríguez (Governo), David Kershenobich (Saúde), Luisa María Alcalde (Departamento Jurídico), Eduardo Clark (Subsecretaria de Saúde) e os diretores do IMSS-Bienestar (Alejandro Svarch), IMSS (Zoé Robledo) e Issste (Martí Batres).

Os líderes estaduais presentes foram: Marina del Pilar Ávila (Baja California), Víctor Castro (Baja California Sur), Layda Sansores (Campeche), Eduardo Ramírez (Chiapas), Clara Brugada (CDMX), Indira Vizcaíno (Colima), Delfina Gómez (Estado do México), Evelyn Salgado (Guerrero), Julio Menchaca (Hidalgo), Alfredo Ramírez (Michoacán), Margarita González (Morelos), Miguel Navarro (Nayarit), Salomón Jara (Oaxaca), Alejandro Armenta (Puebla), Mara Lezama (Quintana Roo), Ricardo Gallardo (San Luis Potosí), Yeraldine Bonilla (Sinaloa), Alfonso Durazo (Sonora), Javier May (Tabasco), Américo Villarreal (Tamaulipas), Lorena Cuéllar (Tlaxcala), Rocío Nahle (Veracruz), Joaquín Díaz (Yucatán) e David Monreal (Zacatecas).

A reunião faz parte da supervisão periódica para consolidar a cobertura gratuita dos serviços de saúde no país.

Continuar lendo

Morena demite comissário da juventude após ataque

Morena tirou Jaime Castillo de seu cargo após um vídeo que o mostra agredindo um motorista.

O Comitê Executivo Nacional de Morena anunciou a demissão de Jaime Castillo Castillo, que atuava como Comissário da Juventude em Zacatecas. A decisão foi tomada após um vídeo o vincular a um ato de violência contra um piloto durante as comemorações pela vitória da Seleção Mexicana.

Fatos e reações

As imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram o agora ex-dirigente atacando a mulher enquanto seu veículo estava cercado por torcedores no Centro Histórico de Zacatecas. A vítima já prestou queixa ao Ministério Público Estadual.

Em comunicado, o partido afirmou que no movimento “não há lugar para qualquer forma de violência”, especialmente contra as mulheres. Morena descreveu a separação como um ato de congruência e apoiou as ações do comitê estadual.

A saída de Castillo procura reforçar a posição institucional contra condutas que violem terceiros, num contexto onde a violência de género continua a ser uma questão sensível na esfera pública.

Continuar lendo

Sheinbaum pede ao rei Felipe VI que peça desculpas aos povos indígenas

Sheinbaum pede desculpas aos povos indígenas; rei ouve e concorda com exposições culturais.

Pedido de perdão e cultura

A presidente Claudia Sheinbaum expressou ao rei Felipe VI a importância de a Espanha atender ao pedido de desculpas aos povos indígenas do México. “Felizmente, 28 milhões de homens e mulheres mexicanos se reconhecem como indígenas; 68 línguas são faladas no México”, observou.

O presidente destacou que o reconhecimento das civilizações pré-hispânicas e a resistência destes povos são fundamentais para a identidade nacional. “Dissemos não ao racismo, ao classismo e a qualquer discriminação”, disse ele. O monarca ouviu e propôs incluir o tema na mesa dos povos indígenas durante a Cúpula Ibero-Americana, em novembro, em Madrid.

Como resultado, concordaram em enviar três exposições para Espanha: uma sobre a cultura maia, outra sobre refugiados espanhóis e uma dedicada a Sor Juana Inés de la Cruz. Sheinbaum destacou que o encontro foi possível graças à visita anterior do rei a uma exposição sobre mulheres indígenas em Madrid, onde reconheceu “abusos cometidos durante a chegada dos espanhóis”.

Ambos os líderes também discutiram comércio, economia e a Carta das Nações Unidas. “Foi uma reunião muito cordial; ele é uma pessoa muito realista”, disse Sheinbaum. Após o diálogo, visitaram o mural “A Epopeia do Povo Mexicano” de Diego Rivera. O rei partiu então para Guadalajara para assistir ao jogo da seleção espanhola.

Continuar lendo