Contencioso trabalhista no CFE: duplicando em 2025
As novas ações trabalhistas contra a Comissão Federal de Energia Elétrica (CFE) dobraram durante 2025. Segundo o relatório anual da empresa, foram alcançados 20.036 processos.
Em 2024, foram registrados 9.944 processos. Em 2023 eram apenas 2.206. Especialistas atribuem o aumento às tensões sobre condições de trabalho, demissões e benefícios.
A CFE reconhece este cenário como um passivo devido a contingências legais. Alocou 14.478 milhões de pesos em 2025 para enfrentar possíveis resoluções adversas.
Segundo o relatório, os processos incluem pedidos de reintegração, reconhecimento de antiguidade, ajustamentos de pensões, aplicação de contratos coletivos e pedidos de benefícios.
A empresa afirma que reforçou os mecanismos de conciliação. Contudo, especialistas alertam que o aumento da procura poderá reflectir problemas estruturais que afectam a produtividade e o funcionamento do sector energético.




