Quintana Roo e SADER promovem o campo com programas transformadores

Avanços históricos para o campo de Quintana Roo: alianças e projetos que revolucionam a produção local.

O interior de Quintana Roo vive um momento histórico!

A energia da mudança se respira em Quintana Roo, onde a governadora Mara Lezama Espinosa e o secretário de Agricultura Julio Berdegué Sacristán estão escrevendo uma nova página para o desenvolvimento agrícola. Com uma abordagem humana e feminista, estão a revolucionar o setor rural com ações concretas que quebram décadas de atraso. O futuro do campo é agora!

Programas que estão transformando vidas

Imagine um campo cheio de oportunidades, onde cada semente plantada é um passo em direção à soberania alimentar. É precisamente isso que estão a conseguir com iniciativas como o Cosechando Soberanía, um programa que capacita os produtores com ferramentas e recursos para colherem o seu próprio sucesso. Mas isso não é tudo:

RelacionadoQuintana Roo integra sua agenda de segurança na estratégia nacional
  • Revolução genética da pecuária: Melhorar a qualidade da pecuária para maximizar seu potencial.
  • Laboratórios de fitossanidade: Protegendo cada cultura como o tesouro que ela é.
  • Vigilância fitozoossanitária: Garantir que cada produto atenda aos mais altos padrões.

E para os apicultores, notícias comoventes! Eles estão caminhando para a Denominação de Origem do mel Apis mellifera, um reconhecimento que colocará Quintana Roo no mapa mundial dos produtos premium.

O poder das alianças

O encontro também foi um espaço para ouvir e agir. O setor canavieiro teve voz e foi acordado criar um grupo de trabalho federal para atender às suas necessidades. Além disso, os aquicultores estão prestes a receber um laboratório de alevinos certificado, um sonho tornado realidade para promover a pesca sustentável.

Como disse o secretário Berdegué: “Este é o momento de unir forças para construir um campo justo, produtivo e cheio de oportunidades.” E não são apenas palavras: a visita a Lázaro Cárdenas, Kantunilkín e Chiquilá demonstra esse compromisso de estar onde são mais necessários.

Com líderes como Enrique Morales Pardo (SADER-QRoo), Jorge Aguilar Osorio (SEDARPE) e Cristina Torres (Governo) trabalhando em equipe, o interior de Quintana Roo está pronto para brilhar. A mudança está aqui!

Essa transformação inspira você? Compartilhe esta notícia e vamos celebrar juntos o renascimento do campo mexicano. Continue explorando mais histórias de impacto em nossa seção de desenvolvimento sustentável!

Reforço massivo de segurança e proibição de álcool no Azteca

56 mil policiais e restrição de álcool para o jogo no Azteca.

Medidas para o jogo México-República Tcheca

O governo da Cidade do México anunciou uma operação de segurança inédita para o jogo desta quarta-feira, no estádio Azteca. Serão mobilizados 56.000 funcionários, cinco vezes mais do que os 11.219 empregados na semana passada.

A decisão responde às comemorações da quinta-feira anterior, quando cerca de 700 mil pessoas se reuniram na capital após a vitória do México sobre a Coreia do Sul. Embora não tenha havido feridos, foram recolhidas quase 40 toneladas de lixo no Ángel de la Independencia e no Zócalo.

O secretário de Segurança, Pablo Vázquez, detalhou que 7.500 policiais farão a guarda do estádio Azteca. Outros 3.275 ficarão no Zócalo e 4.200 na Avenida Reforma. O objetivo é proteger jogadores, árbitros, autoridades e torcedores.

Além disso, o secretário de Governo, César Cravioto, informou que a partir das 15 horas. no dia 24 de junho, a proibição da venda de bebidas alcoólicas entrará em vigor por dezesseis horas. Aplica-se ao Centro Histórico e cinco bairros de Cuauhtémoc.

As vendas só serão permitidas em restaurantes, hotéis e discotecas privadas, acompanhadas de comida. Lojas de conveniência e supermercados estão excluídos. As multas por descumprimento chegam a 293.275 pesos (cerca de US$ 17.251).

A Organização da Aliança Mexicana de Transportadores (AMOTAC) convocou mobilizações nas rodovias dos 32 estados e bloqueios na capital para protestar contra a violência. A operação também considera esses protestos.

Continuar lendo

UNAM, novo centro colaborador da OMS em saúde bucal

A OMS reconhece a UNAM como referência em saúde bucal e envelhecimento.

Reconhecimento internacional para UNAM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o Departamento de Saúde Pública Oral da Faculdade de Odontologia da UNAM como Centro Colaborador em Saúde Bucal e Envelhecimento. A distinção é válida por quatro anos.

Com esta nomeação, a instituição de ensino superior consolida-se como referência regional no atendimento integral ao idoso.

Implicações da nomeação

O reconhecimento permitirá que especialistas universitários participem do desenvolvimento de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Além disso, promoverão estratégias para promover entre os idosos e cuidadores a importância de manter uma saúde oral adequada como parte essencial do bem-estar geral.

A designação coloca a UNAM num nível de cooperação técnica com a OMS, o que abre oportunidades para influenciar as orientações globais sobre envelhecimento e saúde oral.

Continuar lendo

A exploração sexual digital afeta 1,6 milhão de adolescentes no México

1,6 milhão de adolescentes no México sofrem exploração sexual online todos os anos.

O relatório revela números alarmantes

Unicef, ECPAT International e Interpol publicaram o estudo “Disrupting Harm México”, que indica que um em cada oito adolescentes usuários de Internet no país – cerca de 1,6 milhão – sofreu exploração sexual facilitada por tecnologias digitais durante um ano.

67% dos casos ocorreram apenas online, principalmente em redes e plataformas sociais. Contudo, a violência não se limita à esfera virtual: em quase duas em cada três situações, as vítimas conheciam os seus agressores, que geralmente eram amigos, parceiros ou familiares.

O relatório documenta uma grave subnotificação. 32% das vítimas não contaram a ninguém o que aconteceu por vergonha ou medo, e menos de 1% apresentaram queixa formal. Isto reflete a normalização e o silêncio em torno destes ataques.

Consequências e apelo à ação

Na saúde mental, as consequências são profundas. Quem sofreu esse tipo de violência tem 15 vezes mais chances de se automutilação e 12 vezes mais chances de ter pensamentos sobre a própria morte, em comparação com quem não teve essa experiência.

Fernando Carrera, representante da Unicef ​​no México, pediu o reforço da prevenção e da responsabilidade das plataformas digitais. Lorena Villavicencio Ayala, da SIPINNA, afirmou que o Estado deve garantir a segurança de meninas, meninos e adolescentes em ambientes digitais.

Continuar lendo