Não vincular seu CURP ao telefone não vai deixar você sem WhatsApp

Usar o WhatsApp com WiFi funciona, mas tem limites que você deve conhecer antes do prazo.

Alternativas para usar o WhatsApp sem registro

Aproxima-se a data de vinculação do número de telefone ao CURP. Circula um boato de que quem não cumprir perderá o WhatsApp. Não é exato.

Segundo a Comissão Reguladora de Telecomunicações (CTR), quem não vincular sua linha ainda poderá usar o aplicativo apenas com WiFi. Mas existem limitações.

RelacionadoCelebridades se despedem do Papa Francisco com mensagens emocionantes

Sem um número ativo, você não receberá códigos de verificação. Você também não poderá concluir processos que exijam um celular cadastrado. E o uso depende inteiramente de uma conexão com a internet: somente com WiFi você poderá enviar e receber mensagens.

Outra forma é o WhatsApp Web ou a versão Desktop através de “Dispositivos Vinculados”. Se você sair, não poderá fazer login novamente.

A inscrição ainda é obrigatória. Se você não fizer isso dentro do prazo, não receberá chamadas e mensagens não emergenciais. Você também não poderá realizar outros procedimentos que solicitem um número de celular ativo.

A CTR e o Governo do México insistem que o processo é seguro. Nenhuma agência federal acessará os dados dos usuários, apenas as companhias telefônicas. Cartões e dispositivos IoT sem capacidade de receber sinais de comunicação estão isentos.

Se você tiver dúvidas, entre em contato com sua companhia telefônica para obter orientação.

IA vira treinadora de namoro, mas divide opiniões

Os usuários recorrem aos chatbots para iniciar conversas românticas, mas persistem dúvidas sobre a autenticidade.

O papel da IA no romance moderno

Marie Lansley chegou recentemente a São Francisco e, enquanto procurava um parceiro, decidiu experimentar a inteligência artificial. “Já tentei de tudo”, diz a engenheira de 36 anos, que consulta chatbots como ChatGPT e Claude para ajudá-la a iniciar conversas em aplicativos de namoro. “Estou aberta para que a IA encontre o amor da minha vida, mas não estou totalmente convencida”, diz ela. “A química sempre será analógica.”

Cada vez mais pessoas estão usando chatbots para redigir mensagens ou interpretar respostas. A treinadora de namoro Carey Gaynes o compara a Cyrano de Bergerac: “Você está usando uma voz que não é a sua.” Ele se preocupa com a dependência excessiva, embora reconheça que pode ser útil.

Mason Naung, um estudante de 25 anos de Los Angeles, só recorre à IA para quebrar o gelo inicial. “Se as mensagens forem mais longe, seria um pequeno sinal de alerta”, diz ele. A empresária de San Diego, Dani Cohen, prefere uma mensagem de despedida escrita por IA a ser fantasma. “Qualquer coisa que faça com que as pessoas se comuniquem de maneira amigável é ótimo”, diz ele.

Outras vozes são mais críticas. Clara Sullivan, uma estudante de 22 anos, não responderia a um perfil que usa IA. “É assustador como as pessoas são dependentes. Isso tirou a capacidade de pensar criativamente”, diz ele. Uma pesquisa do Pew Research Center revela que 53% dos adultos norte-americanos acreditam que a IA irá piorar a criatividade, e metade pensa que irá afectar relacionamentos significativos.

Os aplicativos de namoro já integram IA. O Tinder tem Química, o Hinge usa lançadores de IA e o Bumble planeja eliminar o deslizamento para priorizar a correspondência automatizada. Seu CEO, Whitney Wolfe Herd, diz que a tecnologia “deveria fazer o amor parecer mais humano, e não menos”.

Mohammed Nizami, 23 anos, não usa IA para namoro. “Todos desejamos uma conexão autêntica. Se houver um filtro, não é uma boa maneira de começar”, diz ele. Jake Clay, criador de conteúdo em Nova York, chama a situação de “ciclo vicioso” que contorna os processos sagrados da vida. “É triste delegar algo tão fundamental a uma IA que não entende as emoções”, lamenta.

Apesar das reservas, a fusão entre IA e namoro parece inevitável. A eficiência ganha terreno, mas a autenticidade continua a ser o desafio.

Continuar lendo

NASA leva bola da Copa do Mundo de 2026 ao espaço e joga na ISS

A NASA enviou ao espaço uma bola oficial da Copa do Mundo de 2026 e abriu uma exposição em Houston.

Bola da Copa do Mundo chega à Estação Espacial Internacional

A febre da Copa do Mundo de 2026 permeava o ambiente. A NASA enviou uma bola oficial da Copa do Mundo para a Estação Espacial Internacional (ISS). Num vídeo partilhado nas redes sociais, quatro astronautas são vistos a brincar com a bola em microgravidade. A mensagem: “Trabalhamos para inspirar a próxima geração, mostrando como a exploração espacial impulsiona a inovação na ciência do esporte”.

A agência busca divulgar como as pesquisas sobre a ISS geram avanços na ciência, na tecnologia e na saúde humana. Benefícios que chegam até ao campo de futebol.

Exposição na FIFA Fan Fest em Houston

A NASA montou uma exposição no FIFA Fan Fest em Houston, Texas. Foi inaugurado em 11 de junho, no início da Copa do Mundo, e estará disponível até 19 de julho. Os visitantes podem descobrir como a pesquisa espacial melhora a vida na Terra e aprender sobre as missões do programa Artemis.

A exposição explica como mais de 25 anos de estudos na ISS ajudaram a compreender a aerodinâmica da bola. De acordo com um comunicado do Johnson Space Center, pesquisas anteriores analisaram como a massa interna, os sensores e a textura da costura afetam a estabilidade e a rotação em condições reais de jogo.

Ciência aplicada ao esporte

Como parte do projeto, NASA e Adidas apresentam a demonstração “STEMonstration”. Eles comparam como as bolas giram com diferentes equilíbrios na microgravidade. O objetivo: mostrar que as descobertas espaciais beneficiam atletas e fãs do esporte mais popular do mundo.

Continuar lendo

Usuários relatam queda massiva no X nesta segunda-feira

Usuários relatam problemas de acesso à rede social X nesta segunda-feira, 22 de junho.

Cortes em X durante segunda-feira

Usuários da rede social X, antigo Twitter, relataram nesta segunda-feira, 22 de junho, dificuldades de acesso e navegação na plataforma. Segundo dados do DownDetector, site que monitora falhas digitais, 1.131 pessoas relataram problemas no aplicativo, no carregamento do feed principal e na conexão aos servidores.

Os problemas mais comuns incluem a incapacidade de atualizar a página inicial, erros ao exibir postagens e travamentos ao usar funções básicas. Ao tentar fazer login, alguns veem mensagens como “Algo deu errado. Tente carregar novamente”, sem que a plataforma se recupere.

Até o momento, X não emitiu um comunicado oficial sobre a origem das falhas ou o tempo estimado para restabelecimento do serviço.

Continuar lendo