Primeiro árbitro mexicano em uma Copa do Mundo
Nesta quinta-feira, 25 de junho, a mexicana Katia Itzel García se tornará a primeira zagueiro central do país a dirigir uma partida da Copa do Mundo. O evento será no Kansas City Stadium, onde será feita justiça no duelo entre Tunísia e Holanda, válido pela última rodada do Grupo F.
O nativo da Cidade do México e graduado pela UNAM foi nomeado pela Comissão de Árbitros da FIFA na última segunda-feira. Até agora ela havia participado de três jogos do torneio como quarta árbitra: Holanda 2-2 Japão, Inglaterra 4-2 Croácia e Estados Unidos 2-0 Austrália. Sua estreia como zagueira a coloca em um lugar de honra na história da arbitragem mexicana.
Apoio mexicano nas bandas
García Mendoza estará acompanhada pela sua compatriota Sandra Ramírez como assistente número um, e pelo espanhol José Enrique Naranjo como assistente número dois. A reunião terá início às 17h. (México central) e será transmitido pela ViX Premium (World Pass 2026).
O partido é relevante para definir o líder do setor. A Tunísia já está eliminada depois de perder as duas primeiras partidas contra Suécia e Japão, por isso tentará fechar com dignidade. Já a Holanda busca garantir o primeiro lugar depois de empatar em 2 a 2 com o Japão e vencer a Suécia por 5 a 1. O topo da tabela ainda não está garantido.
A atuação de Katia Itzel García estará sob o microscópio. Sua carreira e preparação a apoiam neste momento que marca um antes e um depois na arbitragem feminina mexicana.




