Incêndio em subestação elétrica de Cancún causa apagão massivo

Incêndio na subestação CFE em Cancún deixa diversas áreas sem energia. Não há feridos.

Incêndio noturno na subestação CFE em Cancún

Um incêndio numa subestação da Comissão Federal de Eletricidade (CFE) interrompeu o fornecimento de energia elétrica em diversas áreas de Cancún. O acidente ocorreu por volta das 2h na subestação Canek, localizada na Avenida Chac Mool, próximo à Avenida Andrés Quintana Roo.

Vizinhos relataram uma explosão ao 911, seguida de fumaça e chamas. Vídeos nas redes sociais mostraram o incêndio enquanto os moradores começaram a relatar quedas de energia.

RelacionadoSubestação de incêndio em Banderilla em operação; reduzirá os tempos de resposta regionais

Elementos dos Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Municipal e Trânsito deslocaram-se ao local. Eles estabeleceram um perímetro de segurança e controlaram o incêndio sem relatos de feridos.

Causas e restauração do serviço

A CFE informou que o incêndio teve origem em danos a um transformador da subestação Canek (CEK). A paraestatal afirmou ter restaurado o fornecimento a 100% dos utilizadores afectados, embora alguns residentes ainda relatem falhas.

O pessoal técnico permanecerá no local para realizar os reparos definitivos. As autoridades estão investigando as causas do acidente.

Sheinbaum supervisiona o progresso do IMSS-Wellbeing com os governadores

Sheinbaum lidera reunião com 23 governadores para avaliar o progresso no sistema de saúde.

Avanços na saúde pública

No Palácio Nacional, a Presidente Claudia Sheinbaum liderou uma reunião de acompanhamento do modelo IMSS-Wellbeing. Participaram governadores das 23 entidades integradas no programa.

“O objetivo é garantir atendimento médico de qualidade, universal e gratuito para o povo do México.”

O gabinete federal contou com a presença de Rosa Icela Rodríguez (Governo), David Kershenobich (Saúde), Luisa María Alcalde (Departamento Jurídico), Eduardo Clark (Subsecretaria de Saúde) e os diretores do IMSS-Bienestar (Alejandro Svarch), IMSS (Zoé Robledo) e Issste (Martí Batres).

Os líderes estaduais presentes foram: Marina del Pilar Ávila (Baja California), Víctor Castro (Baja California Sur), Layda Sansores (Campeche), Eduardo Ramírez (Chiapas), Clara Brugada (CDMX), Indira Vizcaíno (Colima), Delfina Gómez (Estado do México), Evelyn Salgado (Guerrero), Julio Menchaca (Hidalgo), Alfredo Ramírez (Michoacán), Margarita González (Morelos), Miguel Navarro (Nayarit), Salomón Jara (Oaxaca), Alejandro Armenta (Puebla), Mara Lezama (Quintana Roo), Ricardo Gallardo (San Luis Potosí), Yeraldine Bonilla (Sinaloa), Alfonso Durazo (Sonora), Javier May (Tabasco), Américo Villarreal (Tamaulipas), Lorena Cuéllar (Tlaxcala), Rocío Nahle (Veracruz), Joaquín Díaz (Yucatán) e David Monreal (Zacatecas).

A reunião faz parte da supervisão periódica para consolidar a cobertura gratuita dos serviços de saúde no país.

Continuar lendo

Morena demite comissário da juventude após ataque

Morena tirou Jaime Castillo de seu cargo após um vídeo que o mostra agredindo um motorista.

O Comitê Executivo Nacional de Morena anunciou a demissão de Jaime Castillo Castillo, que atuava como Comissário da Juventude em Zacatecas. A decisão foi tomada após um vídeo o vincular a um ato de violência contra um piloto durante as comemorações pela vitória da Seleção Mexicana.

Fatos e reações

As imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram o agora ex-dirigente atacando a mulher enquanto seu veículo estava cercado por torcedores no Centro Histórico de Zacatecas. A vítima já prestou queixa ao Ministério Público Estadual.

Em comunicado, o partido afirmou que no movimento “não há lugar para qualquer forma de violência”, especialmente contra as mulheres. Morena descreveu a separação como um ato de congruência e apoiou as ações do comitê estadual.

A saída de Castillo procura reforçar a posição institucional contra condutas que violem terceiros, num contexto onde a violência de género continua a ser uma questão sensível na esfera pública.

Continuar lendo

Sheinbaum pede ao rei Felipe VI que peça desculpas aos povos indígenas

Sheinbaum pede desculpas aos povos indígenas; rei ouve e concorda com exposições culturais.

Pedido de perdão e cultura

A presidente Claudia Sheinbaum expressou ao rei Felipe VI a importância de a Espanha atender ao pedido de desculpas aos povos indígenas do México. “Felizmente, 28 milhões de homens e mulheres mexicanos se reconhecem como indígenas; 68 línguas são faladas no México”, observou.

O presidente destacou que o reconhecimento das civilizações pré-hispânicas e a resistência destes povos são fundamentais para a identidade nacional. “Dissemos não ao racismo, ao classismo e a qualquer discriminação”, disse ele. O monarca ouviu e propôs incluir o tema na mesa dos povos indígenas durante a Cúpula Ibero-Americana, em novembro, em Madrid.

Como resultado, concordaram em enviar três exposições para Espanha: uma sobre a cultura maia, outra sobre refugiados espanhóis e uma dedicada a Sor Juana Inés de la Cruz. Sheinbaum destacou que o encontro foi possível graças à visita anterior do rei a uma exposição sobre mulheres indígenas em Madrid, onde reconheceu “abusos cometidos durante a chegada dos espanhóis”.

Ambos os líderes também discutiram comércio, economia e a Carta das Nações Unidas. “Foi uma reunião muito cordial; ele é uma pessoa muito realista”, disse Sheinbaum. Após o diálogo, visitaram o mural “A Epopeia do Povo Mexicano” de Diego Rivera. O rei partiu então para Guadalajara para assistir ao jogo da seleção espanhola.

Continuar lendo