Exército ativa Plano DN-III em Sinaloa devido à tempestade Lorena

As Forças Armadas prestam socorro a centenas de vítimas enquanto as chuvas causam graves danos à infraestrutura urbana.

Ativação do Protocolo de Emergência

A Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) procedeu à implementação oficial do Plano DN-III-E, o protocolo de emergência do Exército Mexicano para responder a desastres naturais. A fase atual centra-se na ativação de abrigos temporários, uma medida crítica que proporcionou alojamento e abrigo a mais de 250 pessoas nas áreas do estado de Sinaloa mais afetadas pela tempestade tropical Lorena. Os municípios de Ahome, Guasave e a comunidade de Juan José Ríos constituem o epicentro destes esforços de socorro.

A execução operacional do plano está a cargo da Nona Zona Militar, coordenando os esforços dos militares e membros da Guarda Nacional. As ações no terreno são multifacetadas, desde a logística humanitária essencial, como a distribuição de alimentos, esteiras e cobertores em abrigos, até obras de engenharia para o restabelecimento de serviços básicos, com destaque para a desobstrução de esgotos e esgotos entupidos pelos sedimentos transportados pelas cheias.

RelacionadoExército ativa Plano DN-III devido às inundações em Suchiate

Impacto e danos relatados na região

O fenômeno meteorológico atingiu sua maior intensidade na madrugada de sexta-feira, com chuvas torrenciais que obrigaram à suspensão das atividades escolares nos municípios de Ahome, Choix, El Fuerte, Guasave e Juan José Ríos. A consequência imediata e mais visível foi a geração de extensas inundações que inundaram estradas, empresas e residências, colapsando a infraestrutura de drenagem pluvial em vários pontos.

No município de Guasave, a situação foi agravada por relatos de cidadãos do Valle Campestre Fraccionamiento, que são gravemente afetados pelo recuo da água negra que jorra dentro de suas casas, representando um risco considerável para a saúde. Além disso, a força do fluxo no dreno San Joaquín causou erosão do solo, gerando um buraco considerável que derrubou uma grande árvore. As brigadas de socorro tiveram que estabelecer um perímetro de segurança com fitas de delimitação para evitar acidentes na área.

A magnitude do evento exigiu a criação de vários centros de coleta. Um dos principais foi estabelecido no sindicato Ruiz Cortines, que proporcionou alojamento temporário a 160 pessoas que foram evacuadas preventiva e forçosamente após a invasão de água em suas casas. Por sua vez, no município de Ahome, onde as chuvas persistiram com menor intensidade durante grande parte da sexta-feira, as autoridades municipais ativaram protocolos de limpeza de esgotos e conseguiram a evacuação de mais de 76 pessoas de várias comunidades, sendo a localidade de Higueras de Zaragoza uma das mais afetadas.

Este desdobramento interinstitucional evidencia a complexidade da gestão de emergências diante dos fenômenos hidrometeorológicos, que exigem uma resposta rápida, coordenada e tecnicamente especializada para mitigar os danos à população e iniciar os processos de recuperação e reabilitação das áreas danificadas.

Você conhece alguém na área afetada? Compartilhe essas informações cruciais em suas redes sociais para manter sua comunidade informada e nos ajudar a ampliar o alcance dos protocolos de ajuda disponíveis. Convidamos você a explorar mais conteúdo relacionado à preparação e resposta a desastres naturais em nosso portal.

Reforço massivo de segurança e proibição de álcool no Azteca

56 mil policiais e restrição de álcool para o jogo no Azteca.

Medidas para o jogo México-República Tcheca

O governo da Cidade do México anunciou uma operação de segurança inédita para o jogo desta quarta-feira, no estádio Azteca. Serão mobilizados 56.000 funcionários, cinco vezes mais do que os 11.219 empregados na semana passada.

A decisão responde às comemorações da quinta-feira anterior, quando cerca de 700 mil pessoas se reuniram na capital após a vitória do México sobre a Coreia do Sul. Embora não tenha havido feridos, foram recolhidas quase 40 toneladas de lixo no Ángel de la Independencia e no Zócalo.

O secretário de Segurança, Pablo Vázquez, detalhou que 7.500 policiais farão a guarda do estádio Azteca. Outros 3.275 ficarão no Zócalo e 4.200 na Avenida Reforma. O objetivo é proteger jogadores, árbitros, autoridades e torcedores.

Além disso, o secretário de Governo, César Cravioto, informou que a partir das 15 horas. no dia 24 de junho, a proibição da venda de bebidas alcoólicas entrará em vigor por dezesseis horas. Aplica-se ao Centro Histórico e cinco bairros de Cuauhtémoc.

As vendas só serão permitidas em restaurantes, hotéis e discotecas privadas, acompanhadas de comida. Lojas de conveniência e supermercados estão excluídos. As multas por descumprimento chegam a 293.275 pesos (cerca de US$ 17.251).

A Organização da Aliança Mexicana de Transportadores (AMOTAC) convocou mobilizações nas rodovias dos 32 estados e bloqueios na capital para protestar contra a violência. A operação também considera esses protestos.

Continuar lendo

UNAM, novo centro colaborador da OMS em saúde bucal

A OMS reconhece a UNAM como referência em saúde bucal e envelhecimento.

Reconhecimento internacional para UNAM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o Departamento de Saúde Pública Oral da Faculdade de Odontologia da UNAM como Centro Colaborador em Saúde Bucal e Envelhecimento. A distinção é válida por quatro anos.

Com esta nomeação, a instituição de ensino superior consolida-se como referência regional no atendimento integral ao idoso.

Implicações da nomeação

O reconhecimento permitirá que especialistas universitários participem do desenvolvimento de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Além disso, promoverão estratégias para promover entre os idosos e cuidadores a importância de manter uma saúde oral adequada como parte essencial do bem-estar geral.

A designação coloca a UNAM num nível de cooperação técnica com a OMS, o que abre oportunidades para influenciar as orientações globais sobre envelhecimento e saúde oral.

Continuar lendo

A exploração sexual digital afeta 1,6 milhão de adolescentes no México

1,6 milhão de adolescentes no México sofrem exploração sexual online todos os anos.

O relatório revela números alarmantes

Unicef, ECPAT International e Interpol publicaram o estudo “Disrupting Harm México”, que indica que um em cada oito adolescentes usuários de Internet no país – cerca de 1,6 milhão – sofreu exploração sexual facilitada por tecnologias digitais durante um ano.

67% dos casos ocorreram apenas online, principalmente em redes e plataformas sociais. Contudo, a violência não se limita à esfera virtual: em quase duas em cada três situações, as vítimas conheciam os seus agressores, que geralmente eram amigos, parceiros ou familiares.

O relatório documenta uma grave subnotificação. 32% das vítimas não contaram a ninguém o que aconteceu por vergonha ou medo, e menos de 1% apresentaram queixa formal. Isto reflete a normalização e o silêncio em torno destes ataques.

Consequências e apelo à ação

Na saúde mental, as consequências são profundas. Quem sofreu esse tipo de violência tem 15 vezes mais chances de se automutilação e 12 vezes mais chances de ter pensamentos sobre a própria morte, em comparação com quem não teve essa experiência.

Fernando Carrera, representante da Unicef ​​no México, pediu o reforço da prevenção e da responsabilidade das plataformas digitais. Lorena Villavicencio Ayala, da SIPINNA, afirmou que o Estado deve garantir a segurança de meninas, meninos e adolescentes em ambientes digitais.

Continuar lendo