Pular para o conteúdo
La Voz de la Nación

Comerciantes do centro exigem o fim da manifestação da CNTE

La Voz de la Nación
  • Estados
    • Veracruz
      • Coatepec
      • Emiliano Zapata
      • O Antigo
      • Martínez de la Torre
      • Ponte Nacional
      • São Rafael
      • Úrsulo Galvan
      • Xalapa
      • Coatepec
      • Emiliano Zapata
      • Ou Antigo
      • Martínez de la Torre
      • Ponte Nacional
      • São Rafael
      • Úrsulo Galvan
      • Xalapa
  • Nacional
  • Internacional
  • Esportes
  • Programas
  • Tecnologia

Conecte-se conosco

  • Estados
    • Veracruz
  • Nacional
  • Internacional
  • Esportes
  • Programas
  • Tecnologia
Página inicial › Nacional ›Comerciantes do centro exigem o fim da manifestação da CNTE
Nacional

Comerciantes do centro exigem o fim da manifestação da CNTE

Os bloqueios têm causado perdas de até 100% nas vendas, segundo representantes.

Publicado 3 junio, 2026 el 3 de junio a las 14:18 | 1 min de leitura |875 vistas | por Sofía Ramírez

Impacto nos negócios

Comerciantes do Centro Histórico da Cidade do México exigiram a imediata remoção da manifestação instalada pela Coordenação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Destacam que os bloqueios geraram graves danos económicos.

“Os estabelecimentos não podem esperar até 10 de junho para o fim do protesto”, disse Gerardo López Becerra, presidente do ConComercio Pequeno.

Explicou que as empresas necessitam de uma renda média diária de 15 mil pesos para cobrir suas despesas operacionais.

RelacionadoCDMX estuda cancelar impostos para comerciantes afetados pela manifestação da CNTE

Perdas de milhões de dólares

Durante uma conferência de imprensa, o dirigente explicou que as vendas no perímetro afetado caíram entre 90 e 100 por cento. As empresas próximas relatam reduções de quase 60%.

López Becerra pediu às autoridades da capital que estabeleçam uma mesa de diálogo eficaz com os membros da CNTE. Esclareceu que os comerciantes não procuram confrontos, mas sim acordos para recuperar a mobilidade e a actividade económica.

TÓPICOS RELACIONADOS:

#Efeitos econômicos #autoridades #centro histórico #CNT #comerciantes #diálogo #muda #protesto
Compartilhe, faça porNacional
‹

Não perca

Plaza Garibaldi se prepara para receber torcedores da Copa do Mundo

›

O próximo

Mãe condenada a 22 anos por explorar sexualmente a filha em Oaxaca

Artigos relacionados

Ocupação da CNTE gera prejuízo milionário no Centro Histórico
Nacional

Ocupação da CNTE gera prejuízo milionário no Centro Histórico

CNTE suspende manifestação mas promete voltar com mais força
Nacional

CNTE suspende manifestação mas promete voltar com mais força

Comerciantes exigem ruas livres do Centro Histórico
Nacional

Comerciantes exigem ruas livres do Centro Histórico

CNTE mantém manifestação no Zócalo e exige reunião com Sheinbaum
Nacional

CNTE mantém manifestação no Zócalo e exige reunião com Sheinbaum

Protestos deixam prejuízos milionários aos comerciantes do Centro Histórico
Nacional

Protestos deixam prejuízos milionários aos comerciantes do Centro Histórico

Professores da CNTE continuam lutando contra bloqueio no Paseo de la Reforma
Nacional

Professores da CNTE mantêm luta contra bloqueio no Paseo de la Reforma

Nacional

Edomex reforça prevenção sanitária em oito municípios do Leste

Oito municípios de Edomex aderem a uma estratégia de prevenção à saúde com foco na obesidade e na gravidez na adolescência.

Publicado 14 minutos atrás el 28 de junio a las 14:10 | 2 minutos de leitura

Coordenação ampliada na Zona Leste

O Governo do Estado do México intensificou o seu trabalho com oito municípios da Zona Leste para fortalecer a prevenção da saúde. As prioridades: combater o sobrepeso, a obesidade e reduzir a gravidez na adolescência. A estratégia faz parte do Plano Integral para a Zona Leste e da política nacional de medicina preventiva.

Em mesa de trabalho, autoridades estaduais, federais e municipais concordaram em avançar na integração da Rede Mexicana de Municípios pela Saúde, bem como no processo de certificação de Municípios Promotores de Saúde.

A secretária estadual de Saúde, Celina Castañeda de la Lanza, explicou que o objetivo é coordenar ações entre os três níveis de governo. Isto inclui medidas contra dependências, doenças transmitidas por vetores e os problemas acima mencionados de peso e gravidez precoce.

A Rede permitirá que os municípios troquem experiências para atender às necessidades locais. Daniel Aceves Villagrán, diretor geral de Políticas de Saúde Pública do Governo do México, destacou que o modelo incorpora o cuidado às pessoas com deficiência e às que vivem com doenças crônicas, especialmente em áreas de alta densidade populacional.

Participaram representantes de Nezahualcóyotl, Naucalpan, Chimalhuacán, Valle de Chalco, Ixtapaluca, Ecatepec, Texcoco e Chicoloapan. Esses municípios iniciaram os trâmites para obtenção da certificação como Municípios Promotores de Saúde, o que ampliará as ações preventivas em toda a região.

Continuar lendo
Nacional

Pemex corta investimento e produção desvia da meta

A Pemex reduziu o seu investimento em 5,9% no primeiro trimestre; a produção de petróleo bruto está se afastando da meta.

Publicado 2 horas atrás el 28 de junio a las 11:55 | 3 minutos de leitura

A Pemex ajustou novamente seus gastos. A subsidiária de exploração e produção teve um corte de 5,9% no seu capital de investimento durante o primeiro trimestre face ao previsto.

O orçamento aprovado foi de 86,7 mil milhões de pesos, mas a empresa informou à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA que investiu 81,6 mil milhões de pesos. A diferença afeta diretamente a plataforma de produção.

Atualmente, a Pemex extrai 1,6 milhão de barris por dia, longe da meta de 1,8 milhão. Gonzalo Monroy, diretor do GMEC, alertou:

“Estamos voando diretamente e sem escalas a 1,2 milhão de barris por dia em 2027, o que significa que, assim que a água for descontada, estaríamos em níveis de extração de um milhão durante o próximo ano.”

As sondas de perfuração também diminuíram: de 32 para 25 entre janeiro e maio, segundo dados da consultoria. Até o momento, neste semestre, foram adjudicados 10 contratos mistos, sete em um primeiro bloco (campos como Macavil e Tamaulipas) e três recentemente (Rabasa, San Ramón e Cinco Presidentes). A Pemex prevê produzir até 450 mil barris por dia com estes contratos, mas os desenvolvimentos ocorreriam para além de 2033.

Vocação petrolífera em questão

Miriam Grunstein, acadêmica do Centro do México da Universidade Rice, disse que a situação é alarmante no curto prazo. A Pemex perde receitas com a redução das exportações e com o privilégio de alimentar o Sistema Nacional de Refinação, em vez de extrair mais petróleo bruto.

“O governo de Sheinbaum está apostando em projetos de geração de eletricidade renovável. Enquanto isso, o corte orçamentário na extração de petróleo bruto indica que o país não tem mais convicção ou vocação para o petróleo”, disse ele.

Grunstein acrescentou que a diferença de investimento entre energias renováveis e exploração é enorme: “Em algum momento vamos enfrentar uma realidade muito dura. O abandono da extração tem sido tanto que é alarmante”.

Acordo com a Petrobras, mas sem força

O governo mexicano assinou um acordo de colaboração com a brasileira Petrobras para adquirir técnicas de extração em águas profundas, onde a Pemex tem atividade mínima. Inclui o intercâmbio de conhecimentos e de melhores práticas, mas o pacto não é vinculativo, é válido por dois anos e é renovável.

Tanto Monroy quanto Grunstein concordaram que o acordo era fraco. A Moody’s, ao baixar a classificação do México em 20 de maio, expressou maior preocupação com a dívida pública e o apoio à Pemex. A agência estimou que o governo apoiou 35 mil milhões de dólares em 2025, o equivalente a 1,9% do PIB, e orçou mais 14 mil milhões para 2026. Uma melhoria na classificação dependerá da redução do défice e dos riscos contingentes da petrolífera.

Continuar lendo
Nacional

Jareta e Bundas: os caninos que detêm o tráfico de drogas em Veracruz

Sete cães treinados detectam substâncias ilícitas em portos e aeroportos.

Publicado 2 horas atrás el 28 de junio a las 11:43 | 2 minutos de leitura

Jareta: disciplina e treinamento

Jareta, um Malinois belga, move-se com precisão entre caixas de madeira durante exercício na Base Aérea Naval de Veracruz. Faz parte dos sete caninos que compõem a unidade da Primeira Região Naval. Seu treinamento combina brincadeiras com rotinas desafiadoras para desenvolver habilidades de detecção.

“Pela vida operacional e pelas funções para as quais estão preparados, são animaizinhos muito tranquilos que conseguem se concentrar no trabalho”, descreve o Tenente Montserrat Zamora, médico veterinário da unidade.

O especialista explica que Jareta ignora detonações de armas, explosões e ruídos de turbinas. Ao detectar entorpecentes, faz um alerta passivo. “A verdade é que é um orgulho muito grande porque somos uma equipa”, afirma o responsável.

Bundas, forjados na confiança

Aos três anos, Bundas reflete uma energia inesgotável. Destaca-se pela obediência e estabeleceu um vínculo especial com o Segundo Mestre Armando Sosa Rojas, responsável pelo Departamento Canino.

“Criamos um vínculo especial. Sinto um amor e um carinho porque desde que ele chegou tive que recebê-lo e continuamos juntos”, destaca Sosa.

Bundas está entre os agentes mais eficazes da unidade. Ao longo do seu serviço contribuiu para o maior número de apreensões através da detecção de carregamentos de drogas. A professora lembra que o principal objetivo da formação é que “as substâncias ilícitas não cheguem ao destino”.

“Confio muito no meu canino, conheço-o e ele é um bom trunfo”, afirma o policial.

Em 2024, os 38 binómios implantados em Veracruz e Tamaulipas garantiram perto de uma tonelada de substâncias proibidas. A unidade opera a partir da Base Aeronaval Las Bajadas e realiza inspeções em veículos, navios e aeronaves.

Continuar lendo

Mais recente

Internacional

Exército mexicano resgata criança presa em escombros na Venezuela

Nacional

Edomex reforça prevenção sanitária em oito municípios do Leste

Esportes

México enfrenta Equador nas oitavas de final da Copa do Mundo

Esportes

RD Congo se recupera e vence o Uzbequistão por 3 a 1 nas eliminatórias

Nacional

Pemex corta investimento e produção desvia da meta

Esportes

Inglaterra derrota o Panamá por 2 a 0 e avança como líder do grupo

Nacional

Jareta e Bundas: os caninos que detêm o tráfico de drogas em Veracruz

Esportes

Uruguai se despede da Copa do Mundo com críticas a Bielsa e Muslera

La Voz de la Nación
  • Aviso de privacidade
  • Termos e Condições

© 2026 La Voz de la Nación. Todos os direitos reservados.