CNTE levanta manifestação após 20 dias de protesto no Zócalo

Os professores dissidentes deixaram prejuízos de 410 milhões de pesos e liberaram espaços no Centro Histórico.

Fim da manifestação da CNTE

A Coordenação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) encerrou neste sábado a greve nacional. Durante 20 dias, as mobilizações e o acampamento no Centro Histórico da Cidade do México geraram perdas de mais de 410 milhões de pesos às empresas estabelecidas, segundo estimativas do setor.

Embora não tenha conseguido a revogação da Lei ISSSTE de 2007 ou a revogação da reforma educacional, a CNTE obteve compromissos, recursos financeiros, vagas, recategorizações e apoio aos trabalhadores da educação em vários estados.

RelacionadoCNTE mantém greve e manifestação no Zócalo; rejeitar respostas oficiais

Os dirigentes garantiram que a retirada não é uma derrota. Avançaram uma etapa de reorganização para fortalecer o movimento e preparar novas ações. Insistiram que o governo federal não apresentou proposta para eliminar a Lei ISSSTE de 2007 ou reverter a reforma educacional, exigências que permanecerão em vigor.

A partir desta segunda-feira, cerca de 1,4 milhão de alunos que ficaram sem aulas poderão retornar às salas de aula nas entidades onde o CNTE suspendeu as atividades.

Lançamento espacial

O espaço público foi gradualmente liberado. Trabalhadores de limpeza do Governo da Cidade do México removeram lixo em ruas como 5 de Mayo, Belisario Domínguez, 20 de Noviembre e República de Cuba. Em algumas áreas, a retirada foi quase total; Em outros ainda havia lonas e tendas.

Uma professora do bairro 34 de Zacatecas declarou: > “Vamos limpar, não diga que vamos deixar sujo”.

Os comerciantes expressaram alívio com a saída da profissão docente. Um funcionário do restaurante La Blanca, no dia 5 de maio, comentou: > “Que bom que eles estão saindo, foi um mês muito difícil; aqui tivemos uma queda de clientes de uns 90%”.

Um vendedor de neve na mesma rua indicou que esperava vendas maiores com o FIFA Fan Fest no Zócalo, mas a chegada da CNTE reduziu sua receita em 50%.

Por sua vez, o secretário de Educação, Mario Delgado, rejeitou que o governo tenha “subornado” a Seção 22 de Oaxaca para realizar a manifestação.

Atualize a sua credencial do INE: requisitos para mudança de morada

Documentos e passos para alterar a sua morada no INE sem contratempos.

Se você se mudou este ano, atualizar o endereço do seu título de eleitor é um passo fundamental. O INE recomenda fazê-lo para participar nas decisões da sua nova área e manter um documento oficial com dados verdadeiros.

O que você precisa?

Vá a um módulo do INE com estes documentos:

  • Certidão de nascimento legível ou carta de naturalização (se você não nasceu no México).
  • Comprovante de endereço recente: conta de luz, propriedade ou água.
  • Identificação com foto válida: passaporte, carteira de identidade profissional, carteira de motorista, carteira militar, credencial anterior ou carteira escolar com foto.

Agende sua consulta

Para agilizar o processo, a instituição sugere o agendamento de consulta em seu site oficial. Acesse www.ine.mx/credencial/, preencha os dados solicitados com seu CURP e nome completo. Caso você não conheça seu CURP, poderá acessá-lo com nome, data de nascimento e local de origem. Lá você também localizará o módulo mais próximo.

Continuar lendo

Três estão ligados a julgamento por sequestro de índios em Juárez

Três supostos integrantes do Cartel do Nordeste, presos pelo sequestro de cinco índios em Juárez.

Um juiz do Controle vinculou Tomás “N”, Diana “N” e Jaqueline “N” ao julgamento pela sua provável responsabilidade em crimes de crime organizado para efeitos de sequestro e sequestro agravado. As vítimas foram cinco cidadãos indianos, sequestrados em junho de 2025 em Ciudad Juárez, Chihuahua.

Como medida cautelar, os três réus foram colocados em prisão preventiva informal nos Presídios Estaduais 2 e 3 da entidade. O juiz concedeu quatro meses para a investigação complementar.

Investigação e captura

O caso começou quando o Cônsul da Embaixada da Índia no México informou por e-mail que cinco compatriotas foram privados de liberdade. Com base nessa notificação, a Promotoria Especial do Crime Organizado (FEMDO) iniciou as investigações.

Dias depois, agentes da Polícia Ministerial Federal, peritos do Centro Federal de Perícia Forense e elementos da Guarda Nacional executaram um mandado de busca em cinco residências em Ciudad Juárez. Antes destas operações, as vítimas já haviam sido libertadas. Durante as investigações, localizaram os três homens identificados, que tinham mandados de prisão em vigor; Eles foram protegidos e colocados à disposição do juiz.

Contexto regional

A ligação com o processo desses indivíduos – presumivelmente ligados ao Cartel do Nordeste – evidencia o desafio que o crime organizado representa na zona fronteiriça. As autoridades indicaram que este tipo de crime afecta tanto cidadãos mexicanos como estrangeiros, e mantêm operações para desmantelar redes de sequestro.

Continuar lendo

Famílias celebram o Dia dos Pais no Zócalo com ambiente tranquilo

Pais e filhos curtiram a Fan Fest no Zócalo no domingo.

Neste domingo, a praça do Zócalo da capital recebeu famílias que vieram comemorar o Dia dos Pais. A Fan Fest, instalada no Centro Histórico, foi o ponto de encontro de quem buscava conviver e assistir ao jogo da Seleção Mexicana.

Roberto chegou acompanhado de sua esposa Paola e de seu filho Ramsés. Com a camisa da Seleção, buscaram acompanhar o jogo e passar momentos agradáveis.

“Acho legal passar o dia juntos em família. Viemos preparados para assistir ao jogo e nos divertir. Queríamos aproveitar o Dia dos Pais para estarmos juntos”, comentou.

Apesar do entusiasmo, Roberto destacou que o comparecimento foi menor que o esperado.

“Pensamos que haveria muito mais gente por causa do jogo e da data, mas foi mais tranquilo do que imaginávamos”, acrescentou.

Víctor Manuel veio acompanhado do filho – de mesmo nome –, da cunhada e de dois netos. A família considerou positiva a experiência de conviver e compartilhar atividades.

“É legal que façam esse tipo de evento porque você pode vir com a família, assistir futebol e se divertir sem gastar tanto”, comentou.

Os netos gostaram do ambiente e das atividades disponíveis. Víctor Manuel também notou menos visitantes do que o esperado.

“Sim, chamou nossa atenção que havia poucas pessoas; pensamos que estaria muito mais lotado para o Dia dos Pais e para o jogo”, disse ele.

O dia passou sem nenhum incidente relatado. As famílias aproveitaram o espaço público para celebrar num ambiente festivo, mas com menor participação do que em eventos semelhantes.

Continuar lendo