As férias de verão no México já têm data oficial

O momento que todos esperam: datas importantes para as merecidas férias de verão dos estudantes.

A grande fuga estudantil: liberdade à vista!

Ah, o doce aroma do final da escola. Aquele momento em que os alunos do ensino básico no México podem finalmente atirar os seus cadernos para o alto (metaforicamente, porque depois têm de ser recolhidos) e mergulhar no abraço glorioso das férias de verão. Porque, o que seria da vida sem aquele descanso obrigatório que nos salva do tédio das equações e dos verbos conjugados?

As datas que todos memorizam melhor do que a tabuada

De acordo com o calendário da SEP (aquela instituição que decide quando sofremos e quando nos divertimos), o último dia de aulas será 16 de julho. Sim, aquela quarta-feira em que os professores vão respirar aliviados… mas só durante 48 horas, porque depois têm uma Oficina de Formação Contínua Intensiva. Porque, claro, o que seriam dos professores sem dois dias extras de “diversão” burocrática antes do seu merecido descanso?

RelacionadoOs feriados de dezembro de 2025 já têm data oficial

Enquanto isso, os alunos desfrutarão de 40 dias de liberdade, de meados de julho até o final de agosto. Quarenta dias. Quarenta noites. Quase como um dilúvio universal, mas com mais piscina e menos Arca de Noé. É claro que os estudantes universitários e alunos do ensino médio terão que se contentar com o que suas instituições decidirem, porque neste país o ensino superior parece um buffet de horários: cada um pega o que pode.

E a volta às aulas? Para os professores será 18 de agosto, porque alguém tem que preparar a sala de aula antes do retorno das crianças em 25 de agosto. O que eles farão nesses sete dias? Provavelmente o mesmo que todo mundo: lamentar que o verão tenha acabado.

E agora? Ideias para evitar morrer de tédio

Estas férias são o momento perfeito para viajar, dormir até meio-dia ou descobrir que o sofá de casa é mais confortável que a carteira da escola. Você também pode fazer atividades recreativas, como cursos de verão (sim, mais estudos, mas disfarçados de diversão!), visitar parentes ou simplesmente não fazer nada. Porque, convenhamos, depois de um ano de exames, todos nós merecemos um prêmio: a preguiça absoluta.

Pronto para a grande fuga? Planeje com sabedoria, porque 40 dias voam… especialmente quando você percebe que existe lição de casa de verão.

Compartilhe essa novidade com outros pais e alunos para que ninguém fique de fora do plano! E se quiser mais dicas para sobreviver às férias escolares, continue explorando nosso conteúdo.

México recebe com honras o rei Felipe VI no Palácio Nacional

Sheinbaum e o monarca espanhol discutem a relação bilateral no Palácio Nacional.

Cerimônia de boas-vindas no Palácio Nacional

A Presidente Claudia Sheinbaum Pardo recebeu hoje o Rei Felipe VI da Espanha na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional. Durante a cerimónia oficial foram cantados os hinos nacionais dos dois países, seguidos da fotografia oficial do encontro.

Reunião bilateral

Sheinbaum e o monarca manterão um diálogo sobre o estado da relação entre o México e a Espanha. Altos funcionários de ambos os governos participam da reunião.

Em nome do México: o Secretário de Relações Exteriores, Roberto Velasco Álvarez; o chefe do Gabinete da Presidência, Lázaro Cárdenas Batel; e o embaixador mexicano na Espanha, Quirino Ordaz Coppel.

Pela Espanha: o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares Bueno; o Ministro da Educação, Formação Profissional e Desporto, Milagros Tolón Jaime; o chefe da Casa do Rei, Camilo Villarino Marzo; o embaixador da Espanha no México, Juan Duarte Cuadrado; a assessora diplomática da Casa do Rei, Carmen Castiella Ruiz de Velasco; e o chefe do Gabinete do Ministro, Sergio Cuesta Francisco.

A visita do rei Felipe VI ocorre no âmbito de sua viagem oficial ao território mexicano. Espera-se que ambos os líderes abordem questões de cooperação, comércio e cultura.

Continuar lendo

Trens de passageiros: Cidade do México-Querétaro e Pachuca começariam em 2027

Governo federal avança em seis rotas de trens de passageiros; dois iniciariam operações em 2027.

Avanços na rede ferroviária de passageiros e carga

A presidente Claudia Sheinbaum informou que a construção de trens de passageiros avança significativamente. As rotas Cidade do México-Querétaro e Cidade do México-Pachuca serão inauguradas em 2027, enquanto outras linhas como Saltillo-Nuevo Laredo e Querétaro-Irapuato continuam a ser desenvolvidas.

“Estamos muito avançados. Os demais trechos até Guadalajara e Nuevo Laredo serão licitados este ano ou executados pelo Ministério da Defesa”, afirmou durante a conferência matinal. O projeto completo inclui um investimento de 750 bilhões de pesos.

Serviço de passagem e trabalho comunitário

Edna Elena Vega Rangel, secretária de Desenvolvimento Agrário, informou que foram liberados 28 milhões 452 mil 804 metros quadrados de faixa de servidão. Desse total, 72% correspondem à faixa de domínio histórica, 14% à propriedade social e 14% à propriedade privada. Para atender as comunidades foram realizadas 268 mesas sociais, 95 assembleias com mais de 4.500 participantes e adquiridos 987 terrenos.

Andrés Lajous, chefe da Agência Ferroviária, explicou que estão sendo realizadas obras de limpeza, aterros e drenagem nos trechos Querétaro-Irapuato e Saltillo-Nuevo Laredo. Em Monterrey já são fabricadas 30 mil toneladas de aço e estão sendo desenvolvidos projetos de viadutos de 9 quilômetros. Além disso, iniciou-se a fabricação de travessas: 330 mil para Querétaro-Irapuato, 430 mil para Saltillo-Monterrey e 490 mil para Monterrey-Nuevo Laredo.

Concursos e primeiros trens

Iniciou-se a fase 2 da licitação dos trechos Cidade do México-Saltillo e San Luis Potosí-Saltillo. Serão licitadas seis estações, três edifícios auxiliares e bases de manutenção. O primeiro trem AIFA-Pachuca chegará ao México no dia 25 de julho e neste mês começa a construção da primeira unidade dos trens do Norte.

Na região metropolitana de Querétaro, são consideradas três passagens subterrâneas para veículos, quatro viadutos e 11 passagens para pedestres, entre outras obras.

Participação da Sedena e progresso por seção

O general Gustavo Ricardo Vallejo Suárez informou que participam nas obras ferroviárias 33.072 funcionários, dos quais 6.380 são mulheres, com 7.000 unidades de máquinas. Quase 800 quilômetros de engenharia básica foram desenvolvidos nas primeiras quatro seções.

Os avanços específicos são: Cidade do México-Pachuca com 37,06% (121 km de novas estradas, 10 km de viadutos, 10 frentes de obra); Cidade do México-Querétaro com 19,22% (232,42 km, 14 frentes).

Já o trem de carga Maia atinge 54,05% de avanço. Complexos intermodais são construídos em Palenque, Mérida, Progreso e Cancún. Um complexo multimodal está previsto para 2027 em Chetumal e cinco pátios de operações.

Néstor Núñez, do SICT, indicou que as estações e edifícios auxiliares estão avançando, e foram feitas 26 tabelas de atenção social e 36 técnicas para explicar a convivência do trem com o meio ambiente.

Continuar lendo

Roberto Lazzeri inicia gestão como embaixador com apelo à cooperação

O diplomata participou num evento de Trump onde foi relatada uma redução de 66% no fentanil.

Primeira intervenção pública

Roberto Lazzeri participou nesta quarta-feira de seu primeiro evento público como embaixador do México nos Estados Unidos. Foi durante um evento organizado por Donald Trump no National Mall para o 250º aniversário da independência americana.

Lá ele ouviu a mensagem do Presidente Trump, que destacou uma redução de 66% no fluxo de fentanil para o seu país. Lazzeri destacou que estes resultados fortalecem a cooperação bilateral em segurança, promovida pela presidente Claudia Sheinbaum baseada no respeito à soberania e na coordenação.

Também foi mencionada uma diminuição de 35% nas mortes por overdose nos Estados Unidos, bem como a apreensão de quase 30 mil armas de fogo. O embaixador atribuiu estes números ao trabalho conjunto entre as duas nações.

Trump usou o evento para se referir à Copa do Mundo FIFA de 2026, que será disputada na América do Norte. Lazzeri garantiu que o México contribui para o projeto com ações em segurança, conectividade e turismo, com um benefício econômico estimado em mais de 18 bilhões de pesos.

Continuar lendo