Adolescente morre após engasgar com um balão em Zapopan

Um incidente doméstico terminou em desgraça para uma família de Jalisco. Descubra como isso aconteceu.

Uma tragédia que nos convida a refletir sobre a segurança doméstica

A vida pode mudar num instante e hoje nos deparamos com notícias que nos lembram a fragilidade da existência. Na Colônia Santa Ana Tepetitlán, um jovem de apenas 14 anos perdeu a vida após um trágico acidente doméstico. Embora a dor seja imensa, sua história nos leva a falar sobre a importância da prevenção e da conscientização nas situações cotidianas.

O que aconteceu naquela manhã em Zapopan?

Tudo aconteceu por volta das 3h20, quando os familiares do adolescente o levaram às pressas para o Hospital Santa Ana. Segundo a mãe, o jovem engasgou-se com um balão enquanto brincava. Apesar dos esforços da equipe médica, nada pôde ser feito para salvar sua vida. O Instituto Jalisciense de Ciências Forenses (IJCF) foi o responsável pela transferência do corpo, enquanto o Ministério Público do Estado iniciou uma investigação para esclarecer os detalhes.

RelacionadoAna Gabriel conquista Hidalgo com seu Tour Claro de Luna

Este evento nos faz pensar: Como podemos prevenir acidentes semelhantes? Embora possam parecer inofensivos, objetos do cotidiano, como balões, podem se tornar um perigo, principalmente para crianças e adolescentes. Supervisão e educação sobre riscos são fundamentais para evitar tragédias.

Transformando Dor em Consciência

Em meio à tristeza, há uma lição que devemos levar no coração: a vida é uma dádiva da qual devemos cuidar. Pequenas ações, como estar atento às atividades dos nossos entes queridos ou aprender técnicas básicas de primeiros socorros, podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Hoje, honramos a memória deste jovem partilhando a sua história não apenas como uma notícia, mas como um apelo à ação. Converse com sua família, identifique os riscos em sua casa e aja com cautela. Cada detalhe conta quando se trata de proteger aqueles que amamos.

Você sabia que a asfixia é uma das principais causas de morte acidental em menores? Compartilhe esta informação para aumentar a conscientização e ajudar outras pessoas a prevenir situações semelhantes. Juntos, podemos transformar esta perda num legado de prevenção e cuidado.

Divulgue esta mensagem e vamos fazer da segurança uma prioridade! Se quiser saber mais sobre como agir em emergências, explore nossos recursos relacionados. A vida é valiosa demais para deixar algo ao acaso.

Sheinbaum pede preservação do milho nativo para a soberania nacional

Sheinbaum destaca que o milho nativo é fundamental para a soberania alimentar e a identidade nacional.

A presidente Claudia Sheinbaum Pardo reafirmou que os governos da Quarta Transformação defendem a soberania nacional em todas as áreas. Durante um encontro com agricultores em Pijijiapan, Chiapas, ele destacou a importância do milho nativo como pilar da identidade e autossuficiência mexicana.

Defesa da soberania através do milho nativo

Sheinbaum apresentou o programa “Milho é a Raiz”, cujo objetivo é melhorar as condições dos produtores e reduzir a dependência de sementes controladas por grandes corporações.

“Conservar o milho nativo também significa defender a soberania”, afirmou.

O presidente alertou sobre os riscos das sementes híbridas:

“Se continuarmos com o milho híbrido puro, as pessoas dependerão da compra de sementes e quem venderá as sementes serão algumas empresas.”

Salientou que preservar as variedades autóctones é essencial para evitar esta dependência económica.

“Se não tivéssemos milho nativo, perderíamos boa parte da soberania alimentar, do que somos como mexicanos”, disse ele.

Além disso, estendeu a defesa da soberania aos campos energético, cultural e alimentar. Ela garantiu que a Quarta Transformação a impulsiona “de todas as maneiras possíveis”.

O programa busca fortalecer os pequenos agricultores e conservar a diversidade genética do milho, elemento central na dieta e na cultura do país.

Continuar lendo

México envia equipe de resgate à Venezuela após terremotos

25 especialistas e 5 pares de cães viajam para apoiar os esforços de busca na Venezuela.

Solidariedade em ação

Após os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 registrados na Venezuela em 24 de junho, que deixaram 1.430 mortos e 3.328 feridos, o México reforçou o seu apoio humanitário. O Ministério das Relações Exteriores (SRE) coordenou o envio de uma missão de resgate com a Cruz Vermelha Mexicana e a companhia aérea Volaris.

“Esta tarde partiu para a Venezuela uma equipa de apoio composta por 25 especialistas da Unidade de Busca e Resgate Urbano (USAR) da Cruz Vermelha e da Brigada Internacional de Resgate de Cancún (USAR BRIC), bem como um elemento de brigada da Azteca Topos”, indicou a agência.

Equipamento e logística

A missão inclui cinco pares de cães e 3,5 toneladas de equipamentos especializados para tarefas de busca e resgate nos escombros. A remessa foi transportada em um voo da Volaris.

“Com isto, o México reafirma a sua solidariedade e compromisso com o povo venezuelano nestes tempos difíceis”, afirmou o SRE num comunicado. O ministro das Relações Exteriores, Roberto Velasco, lidera a coordenação desta ajuda.

Continuar lendo

Fábrica de moscas estéreis reaberta em Chiapas para combater a peste

O México e os EUA reativam uma fábrica em Chiapas para produzir moscas estéreis e deter uma praga que afeta o gado.

Cooperação binacional contra a bicheira

Os governos do México e dos Estados Unidos inauguraram no sábado uma fábrica em Chiapas para produzir moscas estéreis, com o objetivo de deter o avanço da bicheira. A praga afetou o comércio binacional e gerou alarme em ambos os países.

O complexo foi ativado após a detecção do primeiro caso do parasita nos Estados Unidos, há mais de três semanas. Até agora, foram confirmadas 20 infecções nos Estados Unidos, o que motivou o governo de Donald Trump a aprovar mais 83,8 milhões de dólares para combatê-la.

O centro fica em Metapa de Domínguez, Chiapas. Representa o esforço mais recente numa colaboração que começou no ano passado. O México acumula 1.907 casos ativos de bicheira.

A fábrica substitui uma que foi fechada em 2013, quando o México foi declarado livre da praga e terminou um acordo binacional em vigor desde 1972. Agora produz moscas estéreis como controle biológico: interrompe o ciclo reprodutivo de Cochliomyia hominivorax, cujas larvas invadem tecidos de animais de sangue quente, incluindo humanos.

Durante a reabertura, a Presidente Claudia Sheinbaum afirmou:

“É a convicção de que a cooperação para o desenvolvimento produz resultados. As doenças animais, as pragas e os desafios de segurança alimentar não conhecem fronteiras. A melhor resposta é adicionar capacidades, partilhar experiências e construir soluções.”

Também estiveram presentes a Secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Brooke Rollins, e o Embaixador Ronald Johnson, que anunciaram os US$ 83,8 milhões adicionais para reproduzir mais moscas estéreis no México e reforçar a prevenção.

O investimento conjunto para converter a antiga fábrica foi de 61 milhões de dólares. Produzirá 100 milhões de moscas estéreis semanalmente, segundo Senasica. Atualmente, o México é abastecido pelo Panamá e está sendo construída outra fábrica no Texas que começará a operar no próximo ano.

Os pecuaristas consideram que a reabertura é tardia. Os primeiros surtos surgiram há quase dois anos e a produção estimada pode ser insuficiente. Omar Ornelas, fazendeiro de Tuxtla Chico – município vizinho – tem um animal infestado:

“Espero que agora com a inauguração da fábrica haja apoio para a área pecuária, porque fechamos a fronteira dos Estados Unidos para a exportação de gado e isso afeta o preço da carne bovina.”

Para tratar o gado ele tem utilizado receitas caseiras, desde produtos veterinários até diesel e cal.

O impacto comercial é severo. Em 9 de junho, após infecções no Texas, o México suspendeu a importação de bovinos, cavalos, ovinos, caprinos e outras espécies dos Estados Unidos. Nos últimos 18 meses, os EUA fecharam a passagem ao gado mexicano em três ocasiões. O fechamento mais recente ocorreu no dia 9 de julho, após a localização de um gado infectado em Ixhuatlán de Madero, Veracruz.

Continuar lendo